Páginas

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Fim do estágio

Ser recebida todos os dias pelo recepcionista da empresa com um caloroso “Bom dia” (sim, em português!) carregado de sotaque francês é extremamente motivante!

Foram exatamente assim os meus últimos seis meses!

Trabalhar em uma grande empresa (de uma nacionalidade diferente da brasileira) é desafiador e enriquecedor.

O choque cultural assusta um pouco, a diversidade é enorme e o comportamento é totalmente diferente, mas... eu sobrevivi!

Posso dizer que trabalhar na maior empresa de seguro para o comércio exterior e agência de notação da França foi uma experiência repleta de aprendizado (técnico e humano).

Trabalhei com uma equipe maravilhosa, todos muito humanos (na sua humanidade francesa, claro), mas todos, sempre, se dirigiram a mim com muito respeito e curiosidade.

Minhas habilidades linguísticas (francês e inglês) se desenvolveram e se aprimoraram com o tempo, seja no vocabulário técnico financeiro,  pessoal, gastronomico, e todos os sujeitos possíveis!

Guardarei todos os momentos que passei aqui, como no meu primeiro de trabalho, no qual esqueci meu contrato de estágio na recepção e não queria dizer a minha diretora que havia esquecido, e foi graças a um colega da minha equipe que consegui recuperá-lo.

Ou então, a primeira reunião de equipe que discutimos sobre a situação financeira de vários países, os quais a empresa estaria mais engajada, ou quais ela iria diminuir suas relações. Me lembrarei de todas as pausas café, pausa leite com vanilla, pausa chocolate, pausa sem nada para beber, pausa urgente, pausa sol, mini pausa...

Os almoços também serão memoráveis, não teve um dia se quer que eu tenha olhado o menu do dia e não tenha perguntado o que era, ou então quando eu pedia ao cozinheiro a carne bem passada e ele me servia uma carne quase crua...

Fiz grandes amigos na empresa, amigos de festas e viagens, mas também fiz grandes colegas, com os quais a relação profissional impede que tenhamos uma relação pessoal mais próxima (ah, os franceses...).

Meu estágio foi enriquecedor por diversos motivos, a equipe com quem trabalhei foi muito acolhedora e paciente. No meio do meu estágio uma reorganização da empresa balançou todos os funcionários. Presenciei momentos de tensão de meus amigos pela incerteza de sua função e importância na empresa. Minha equipe foi separada, cada um seguiu caminhos (e funções) diferentes, vivi uma mudança de escritório (do segundo andar para o primeiro), vi minha diretora com os olhos cheios de lágrimas me dizer que era o fim do nosso departamento.

Vi casais se formando, casais se desfazendo, suspiros pelos corredores e escadas... Vi a alegria e a correria de meu colega de escritório ao saber que sua mulher estava indo para a maternidade...

Enfim, foram 6 meses surpreendentes, 6 meses que jamais poderia imaginar viver, mas que lá fundo foram muito desejados!

Obrigada COFACE.

Bjs
Aless

Nenhum comentário:

Postar um comentário