Jamais poderia imaginar meus pais na Europa... pois nunca haviam saído do país nem viajado de avião...
Meus pais chegaram já faz uma semana, uma semana de surpresa e admiração no velho continente!
Fui buscá-los no aeroporto, com os olhos cheios de lágrimas... 9 meses sem se ver, foi a primeira vez que fiquei tanto tempo fora de casa. A noite un pic-nic no jardim da minha residência... (algo bem francês!)
No dia seguinte visita ao Castelo de Versailles... muita coisa para admirar...
Castelo de Versailles |
Castelo de Versailles |
Castelo de Versailles |
Castelo de Versailles |
Castelo de Versailles |
Domingo, missa na igreja perto da cidade universitária, igreja da comunidade portuguesa, não foi difícil entender apesar de a missa ser celebrada em português de Portugal!
Durante a semana, visitamos a Sacré Coeur, com direito a café e cerveja com a Marie e Julien (queridos amigos franceses). Visitamos a igreja Madeleine, Jardim de Luxembourg, Torre Eiffel, Champs Elisée, Arco do Triunfo e passeio em Port d'Orléans.
Torre Eiffel |
Sacré Coeur |
Igreja Madeleine |
Arco do Triunfo |
Na terça a tarde viajamos para Veneza, Itália.
Posso dizer que nunca ri tanto... não sei descrever a emoção dos meus pais em estar aqui na França e ter essa oportunidade em viajar para a Itália, onde se encontram as suas raízes. Um presente único, oferecido pelo meu irmão e eu aos melhores pais do mundo!
Ouvir do meu pai o imenso orgulho que ele tem dos seus filhos, com os olhos cheios de lágrimas ainda dentro do avião, não tem preço...
Em Veneza, seguimos ao hotel com as instruções impressas na reserva, um simpático italiano nos ajudou a nos localizar (sim, os italianos são mais prestativos que os franceses!).
Chegamos, um hotel bom, ótima localização e quarto aconchegante. Saímos para jantar, não foi difícil encontrar um restaurante que oferecesse massa!
Jantamos muito bem, a massa italiana é a melhor do mundo, incomparável! E os italianos! Ahhh são muito simpáticos, o garçom nos contou que namorou uma brasileira durante 5 dias e que foi o melhor que podeira ter acontecido em sua vida (nem quero imaginar o porquê!).
No dia seguinte saímos para conhecer a cidade mais romantica da Europa. Sem dúvida o passeio nos surpreendeu... Os canais, as inúmeras pontes, as pessoas, o ambiente... só sentindo para entender!
Meu pai queria tirar foto de todas as pontes (são milhares em Veneza), imaginem!
Fomos até a ponte Rialto, construída entre 1588 e 1591 e que foi a primeira construção que cruzou o grande canal, onde fica o comércio de Veneza, lá você encontra de tudo, seguimos para a praça São Marcos, que é o principal destino turistico, construída no século IX, nessa praça está localizada a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal de Veneza, a Torre do Relógio de São Marcos, a Antiga Procuradoria, a Ala Napoleónica, a Nova Procuradoria e a Biblioteca Marciana. Nem preciso dizer que os prédios são maravilhosos...
O que mais nos chamou a atenção em Veneza foi o transporte, tudo é pela água, tem barco taxi, tem as gondolas onde se faz os passeios romanticos como em filmes e os barcos que são como os nossos ônibus no Brasil, nos levando de um ponto a outro.
Caminhamos o dia todo e voltamos para o hotel de barco... os olhos dos meus pais brilhavam... emoção a flor da pele...
No dia seguinte caminhamos pelas pequenas ruas: os prédios antigos, as flores nas janelas, as pontes... a simpatia dos italianos... tudo muito especial.
Na quinta pegamos o trem para Roma, uma viagem longa de 6 horas, o trem parava em muitas cidades, tentei dormir no trajeto, mas meu pai queria conversar o tempo todo me fazendo mil perguntas, perguntas que eu não tinha idéia como responder... do tipo, por que ele não via vegetação no caminho, por que uma cidade era grudada na outra por que ele não via gado, e que era por isso que a carne era tão cara na Europa, não cansava de repetir que era a melhor viagem da vida dele, que ele estava amando estar alí... ele tirou foto de todas as estações que passamos!
Ah sem contar que na estação onde pegamos o trem de Veneza a Roma ele me fez tirar foto dele com todos os trens, bom, para se ter uma idéia, tinha 14 plataformas e em cada plataforma 2 trem parado... A decepção dele foi visível ao ver que não iríamos viajar de trem bala...
Conhecemos um italiano no trem conversamos com ele durante o trajeto, meus pais entendia uma coisa quando ele queria dizer outra e vice e versa!
Em Roma, nosso amigo italiano nos acompanhou até o hotel, um ótimo hotel, com um recepcionista muito engraçado!
Saímos para jantar, pizza e macarronada de novo!
A localização não era muito boa, mas ficava em frente da mais antiga sorveteria da Itália, chupamos sorvete 2 ou 3 vezes por dia!
O passeio do dia seguinte incluía, caminhada na rua sagrada, que liga as igrejas Sant Giovani e Santa Maggiori, nessa rua o Papa faz a via sacra uma vez por ano.
Visitamos as duas igrejas, lindas com um ambiente espiritual muito forte.
Depois da visita pegamos o bus tour (um ônibus de dois andares aberto em cima e que faz a rota dos pontos turísticos). Visitamos o Coliseu, a Roma antiga, o castelo St. Angelo e terminamos na Fonte de Trevi. Não conhecia essa fonte, ela é a beleza em forma de realidade... Muitos turistas em volta jogavam suas moedas e faziam seus pedidos, eu joguei várias moedas (de euro, depois pensei, deveira ser em real!) e fiz vários pedidos!
A noite mais um jantar em um ótimo restaurante italiano! Conhecemos uma simpática família de Porto Alegre, fomos todos juntos até a sorveteria e saboreamos novamente o melhor sorvete italiano!
Dormimos exaustos, mas realizados!
No sábado, visita ao Vaticano. Meus pais são católicos praticantes, para eles o símbolo da igreja católica é o Papa e o Vaticano. Estar lá, ver e sentir era o que eles mais desejavam nessa viagem.
Vaticano |
Vaticano |
Vaticano |
Assistimos a missa em italiano dentro do Vaticano, eu não entendi muita coisa, mas a sensação é unica!
A tarde pegamos o avião de volta para Paris, chegamos super cansados, mais extremamente felizes!
Pérolas da viagem:
(I) meu pai (mania de brasileiro) pechinchava em todos os lugares, e quando ele via que os vendedores não entendiam ele, ele pedia para eu pechinchar em inglês! (mico total).
(II) Fotos, nunca tirei tanta foto na minha vida , de todos os jeitos possíveis e de todos os lugares. O pior foi ter que esperar todos os passageiros do avião descer porque meus pais queriam tirar uma foto dentro do avião...
(III) Meus pais conversando com os estrangeiros... hahahaha, um entendia uma coisa diferente do que o outro queria dizer!
(IV) Caminhando pela cidade universitária, segundo meus pais, as árvores são diferentes, eles pegaram várias sementes para plantar no Brasil!
(V) Meus pais ja estão falando francês (Merci - obrigado, Bonjour - Bom dia, desolé - Desculpa). Eles ainda se sentem mal de não terem aprendido antes de vir!
Quando eu lembrar eu posto mais!
Essa semana será bem corrida! Visita ao estádio da França, visita ao Aquário de Paris, visita ao Quartier latin e jantar brasileiro para meus amigos aqui na cidade universitária.
Ah, sem contar que quinta meu pai vai sozinho para Bélgica, viajar de trem bala! Conto a aventura depois!
Bjusss
Aless
Aleeee, que incrível ... adorei demais este seu post, ainda mais com seus pais que são tão fofos, deu uma grande saudades deles e das coisinhas deliciosas que sua mãe faz ... hummm ... achei gradinha demais da conta eles irem te visitar e fazer esta viagem linda. Deve ter sido mágico para vcs 3 ... lindo mesmo, emocionante. Manda um abraço forte para eles, que gracinhas. Aletéia
ResponderExcluir