A palavra Eurasie foi criada para designar um continente formado pela Europa e Ásia, definindo uma economia e o comércio entre os países europeus e asiáticos.
Mas esse post é para falar de algo muito além de economia e comércio, é para falar de um casamento entre um europeu e uma asiática!
Uma história que poderia ser contada em um conto de fadas, foi assim que Tien, uma doce menina do Vietnã veio para França para estudar e em busca de melhores condições de vida, por a caso conheceu um jovem francês, com o qual, pela timidez, tornou grande amiga, até quando não foi mais possível esconder o amor que um sentia pelo outro.
E eu, com a grande oportunidade de estudar na França, encontrei esse casal especial.
Estudar com a Tien foi uma das melhores coisas que me aconteceu, ela sempre foi muito prestativa e amiga, me lembro quando ela me explicou o sistema de transporte de Paris, o metrô e o RER, como ir para faculdade, qual trem pegar e em qual horário...
Me lembro de todas as vezes que almoçamos juntas no restaurante da universidade e conversavamos sobre o mais diversos assuntos, desde o Brasil ao Vietnã.
Ontem, a união desse casal foi celebrada com uma grande festa, a qual apreciei os mínimos detalhes...
A chegada à Fontaineblau (uma pequena cidade à aproximadamente 40 minutos de Paris) foi um pouco pertubada, tudo para não perder o trem às 14:30hs, eu consegui chegar a tempo mas minha amiga (do Vietnã também) que iria comigo perdeu o trem.
Ao chegar na estação, dois amigos do casal vieram nos pegar, eles estavam com um cartaz, no qual dizia « Casamento Tien e Pierre ». Seguimos para a casa da família do Pierre, uma linda casa de campo feita de pedras, cheia de detalhes, uma linda lareira, ao lado da floresta de Fontaineblau.
Minha amiga se preparava para o grande dia, a emoção tomava conta do ambiente... Sua mãe, que veio do Vientnã especialmente para ocasião, a olhava com uma grande ternura e orgulho.
Seguimos para a prefeitura, onde foi celebrada a cerimônia. Uma cerimônia simples e rápida, na qual o juíz comentou a beleza da minha amiga e a satisfação em celebrar um casamento de dois jovens que se amam e que estão dispostos a construir uma vida juntos.
Me surpreendi quando o juíz começou a contar a história deles, dizendo que há seis anos ela veio para França, que o conheceu, que perderam contato, e ela o reencontrou... Tudo muito lindo!
Ao caminho da casa, os noivos foram tirar fotos e alguns convidados aproveitaram esse tempo para finalizar a decoração das mesas, alguns vietnamitas preparavam algumas especialidades na cozinha, os homens se ocupavam dos vinhos e das champagnes...
Com a chegada dos noivos, começamos com um agradável aperitivo, um saboroso ponche de frutas foi servido, ao redor da mesa uma mistura dos idiomas francês, vietnamita e inglês tomava conta do ambiente.
Depois do aperitivo foi servido o jantar, não posso descrever a mesa preparada pela família com uma grande diversidade de pratos franceses et vietnamitas...
Jantei em uma mesa, na qual todos eram do Vietnã e todos conversavam no seu idioma, minha amiga o tempo todo fazia as traduções para mim, mas confesso que não me importava em não entender o que eles estavam falando... Eu só tinha certeza que todos estavam muito felizes por estarem compartilhando esse momento com o casal e só isso já bastava...
Um momento marcante foi o depoimento do padrinho, melhor amigo do Pierre, foi realmente emocionante e engraçado... (infelizmente muitos não puderam entender por ser em francês...)
Dormi em uma barraca com duas meninas vietnamitas... adormeci escutando e não entendendo o que elas falavam...
É curioso ver a união de duas pessoas tão distintas geograficamente... a família do Pierre, com muito carinho, fez muito esforço para comunicar com a família da Tien, mas percebi que as palavras não fazem muita diferença quando há amor e respeito, um simples sorriso, um abraço ou um aperto de mão já diz tudo.
Feliz por fazer parte disso!
Bjusss
Aless
Nossa le muito legal suas fotos...
ResponderExcluirquando vc volta?
bjos.
De taty.
ResponderExcluir