Páginas

domingo, 17 de julho de 2011

O plano

Aqui na França, em todos os mestrados, não importa se é pesquisa ou profissional, no final do curso devemos fazer uma dissertação, que é chamada mémoire de fin d'études (memória de fim de estudos).

Estou nessa fase do meu mestrado, que pode ser considerada muito difícil e estressante para todos, principalmente para os estrangeiros por ter que aprender a metodologia e escrever tudo em francês... Muitos passam noites sem dormir, desaparecem do convívio social ou se aprisionam nas bibliotecas ou laboratórios.

Ainda não cheguei nesse extremo, pois felizmente tenho tempo e oportunidade de escrever minha dissertação no meu trabalho.

Nesse post vou falar um pouquinho sobre a minha dissertação e o plano...

Bom, o plano é o primeiro passo para a dissertação, temos que fazer um plano no qual apresentamos a nossa problemática (o sujeito), que pode ser uma pergunta, a qual temos que responder ao longo do nosso trabalho.

No master profissional (finanças) que é o meu caso, a nossa problemática deve estar relacionada com o nosso estágio, pode ser, por exemplo, algum problema que percebemos na nossa empresa, na sua atividade, ou ser mais generalista e falar sobre a crise financeira.

O plano nada mais é que um roteiro, no qual você segue e se orienta. Ele é formado por duas partes, mais introdução e conclusão.

Na introdução devemos falar sobre o nosso sujeito, como o  percebemos, e falamos também sobre o plano, como vamos desenvolver cada capítulo da dissertação.

Como eu trabalho em uma empresa de seguro para o comércio exterior e que é também uma  empresa de notação, como a Standard & Poor's, eu decidi escrever como avaliar o risco de empresas (estrangeira ou nacional) localizada no Brasil que é um país em grandre ascenção, junto a avaliação do risco vou falar também como notar essas empresas.

A primeira parte do meu mémoire vou apresentar a empresa e a sua atividade principal,  vou falar também dos números da empresa, principalmente seus números no Brasil.

Depois vou escrever sobre o Brasil, sobre a sua política, economia, autonomia, a sua importância no comércio mundial e sua participação nos Bric's.

Nesse capítulo também vou falar do risco. Primeiramente vou desenvolver a idéia do risco país, que é o primeiro risco que analisamos ao notar uma empresa, e o Brasil, sabemos que seu risco é bem diferente dos  países desenvolvidos. 

Vou desenvolver alguns parágrafos sobre os riscos das empresas, quais riscos são considerados em uma análise financeira e a dificuldade em dar uma nota para empresas no Brasil.

A segunda parte, é mais prática, vou falar quais riscos são mais importantes nas empresas localizadas no Brasil, principalmente de grandes grupos, vou  dedicar uma parte sobre como a minha empresa avalia esses riscos e alguns procedimentos básicos.

No final vou falar sobre as agencias de notação, o que elas pensam sobre as empresas no Brasil.

E para concluir, a  importância de uma avaliação precisa e o que o nosso país espera futuramente.

Já estou quase na metade do meu mémoire, confesso que é muito difícil, tem dia que tenhos muitas idéias e dá vontade de escrever sobre tudo, mas tem dias que não da vontade nem de abrir o arquivo...

Ordenar as idéias, o que escrever primeiro, fazer um link com a idéia enterior, encontrar as palavras certas, fugir da informalidade... Tudo é um grande desafio...

Ja pensei em desistir, deixar tudo para lá, e que não tenho domínio da língua o suficiente para esse trabalho. Mas aí, meus amigos me encorajam e dizem que é assim mesmo, que não é fácil e que vou conseguir...

Agora no verão tudo é mais difícil, mil coisas acontecendo na cidade, sol, calor, todo mundo indo viajar... 
E eu, acordando todos os dias às 7:40hs, para pegar o RER B, linha 1, destino Esplanade de la Défense, para mais um dia de trabalho.

Saio do trabalho cansada as 17:00hs, o sol muito forte no céu, parece 15:00hs aí no Brasil, aqui o sol se põe às 22:00hs, não me sinto disposta para sentar, refletir, estudar e escrever. Peço forças e inspiração todos os dias...

E tudo está passando muito rápido, é inacreditável...

Espero não ter entediado vocês sobre esse post...

P.S: Agradecimento especial para a Taiane que me enviou alguns artigos para a minha dissertação...

Bjusss
Aless

Um comentário:

  1. Alessandra, Sua postagem não foi entediante, foi na verdade clarificadora. A tarefa de estudar qualquer coisa em outro idioma é faraonica. Percebo sua dedicação em partilhar com outros suas novas ideias e os passos decivos que voce tem dado em sua carreira. Acredito profundamente que voce fechara esta estapa com brilhantismo e com destaque. Alessandra torço por voce, e espero que tanha mais alegrias que tristezas neste processo todo. esta titulação vai lhe proporcionar uma vida feliz e estavel no Brasil, voce sabe disso. Um grande beijo Roney Madureira

    ResponderExcluir