Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

3 meses...

E o tempo passa rápido...

Ja faz 3 meses que estou morando na França, sinto que muita coisa mudou  na  minha vida... Me sinto mais amadurecida, mais humana, e mais nacionalista...
Aprendi muitas coisas aqui, viver longe da família e amigos não foi fácil, mas agora também tenho uma nova família, as pessoas que conheci passam  a fazer parte da minha história.

É impossível descrever todos o momentos que passei, todas as dificuldades, as lágrimas, incertezas, o frio, a dificuldade do idioma...  mas por outro lado, todas as vezes que me diverti, todos os lugares maravilhosos que visitei, todas as horas que passei com meus amigos, todas as vezes que meus amigos vieram no meu quarto e falamos muita besteira, e até mesmo quando minha amiga argentina doida que adoro veio no meu quarto me acordar na madrugada porque se sentia só...

Tudo isso faz  parte de uma história vivida por mim, escrita por mim... escolhi isso e não me arrependo de nada...

E agora em 2 dias vou deixar minha família internacional para estar com minha família amada e meu noivo no Brasil, estou muito feliz por ter a oportunidade de estar com eles no Natal, de vê-los, abraçá-los e contar tudo que vivi aqui... sei que o tempo será curto, mas acredito que o suficiente para dizer o quanto os amo e o quanto senti a falta deles...

Tem muitas coisas que quero fazer quando chegar no Brasil.... quero rever meus amigos, brincar com a minha cachorra Lulu, dar uma mordida na minha irmãzinha Nina, comer arroz com feijão da mamãe, comer churrasco, tomar caipirinha e boasinha, ir no bar do meu pai comer a porção de filé com mostarda que só o Maickon sabe fazer,  ir no Bar do Jair com as meninas, almoçar no EntreManos, ir no posto de madrugada e tomar cerveja até o dia amanhecer, acordar meu namorado cedo, mesmo sabendo que ele trabalhou até tarde na noite anterior, ser acordada de manhã pela Kety e ficar muito brava, ficar de pijama o dia todo, tomar vinho com porção de frios com a  Kety e a Nona, ir na 13 de maio comprar porcaria, visitar a sogrinha, as cunhadas e cunhados que eu adoro, comer o churrasco do Bate Ponto, ir no barzinho da Unicamp para comer lanche, comer cachorro quente da Tia, comer a feijoada do Skinão Bar....
Voces devem pensar que estou passando fome aqui! heheheh, sinto muita falta da comida brasileira!

Ahhh nem acredito em elguns dias vou ver o sol!

Bjssss
Alê



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Museu do Louvre

Imaginem um lugar enorme... repleto de artes de todas as formas... pinturas, esculturas, gravuras e desenhos, objetos, antiguidades e uma pirâmide de vidro maravilhosa... é o Musée du Louvre!


Fiz a minha primeira visita no mês passado, e tive a sensação de estar em um filme! Eu poderia ficar lá durante horas... o lugar é imenso, possui mais de 380 mil itens e mantém em exibição permanente mais de 35 mil obras de arte, distribuídas em oito departamentos.





O museu, situado no centro de Paris, entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli, é um prédio inusitado, constituído por uma pirâmide de vidro em seu pátio central, que se justapõe à linha dos Champs-Élysées.



Seu espaco é dividido em quatro níveis: o subterrâneo e três andares, divididos em diversas sessões – Antiguidades Orientais, Egípcias, Gregas, Romanas, Esculturas e Louvre Medieval.

Depois de várias mudancas ao longo da história, o Louvre transformou-se no palácio da cultura, desde a iniciativa do presidente francês François Miterrand, que difundiu a iniciativa conhecida como ‘Grand Louvre’.









Suas galerias de artes expõem ao público a história da arte desenvolvida pela humanidade ao longo do tempo. A ala Denon é uma das mais percorridas até hoje, pois oferece ao olhar adimirado dos visitantes as criações dos artistas mais célebres, principalmente a obra-prima de Leonardo da Vinci, La Gioconda, mais conhecida como o retrato da Mona Lisa.

Passei uma tarde no museu e confesso que não vi quase nada... Estou louca para voltar... mas da próxima vez vou com um guia, acho que vale a pena conhecer um pouquinho sobre a história das peças expostas!

Dica: Todo primeiro domingo do mês a entrada é gratuita!

Bjusss
Ale

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Culpa, cansaço, falta de tempo...

De repente me deu um sentimento de culpa.... Faz tempo que não escrevo aqui no blog, e isso me incomoda muito, tenho diversos motivos pela demora... mas nada justifica...

Tenho muitas coisas para contar! Minha vida está uma correria, quando saio de casa para ir para a universidade ainda está escuro, quando chego já  está noite... resumindo passo o dia todo na universidade (apesar que, 2 horas do meu dia passo dentro de um trem, mas dá para fazer muita coisa nesse tempo, como ler os jornais que são distribuídos na estação, estudar para a prova do dia, conversar com  alguém, dormir, ou simplesmente olhar a paisagem, que está linda agora com a neve!!!).

Terminei  o primeiro ciclo do meu curso, fiz várias provas, trabalhos e apresentações, não tive o resultado de tudo ainda, mas os resultados que tive foram, surpreendentemente, bons! (fiquei extremamente feliz!).
Aqui o nível de exigência é muito alto, tem que estudar muito... e na prova os professores fazem perguntas/exercícios que eles nem ao menos ensinaram durante o curso... C'est bizarre!
Meu francês está melhor a cada dia que passa, isso me deixa muito contente, mas não é fácil... quantas vezes meus amigos não me entendem... durante as minhas apresentações tenho a sensação de que ninguém me compreende! Mas depois eles me dão parabéns, dizendo que fui bem, que melhorei e o que preciso melhorar, e durante as aulas faço muito esforço para entender o que o professor está explicando, que em geral já vi (mas por cima), aqui tudo é muito aprofundado... Me dá muito prazer quando eu explico alguma coisa do curso para algum amigo (sempre estudo com minhas amigas, algumas tem um pouco de dificuldade, e elas me entendem, entendem a minha explicação! Imaginem eu explicando como calcular a rentabilidade de um portfolio, variância, desvio padrão, covariância, beta...  Hehehhehe!!!).
Adoro meu curso, acredito que fiz a escolha certa...



A temperatura tem caído a cada dia que passa... está muito frio, não imaginava que seria desse jeito.... mas é muito lindo também!
A primeira vez que vi nevar foi maravilhoso... estava na casa de uma amiga, eu e minhas amigas da minha sala fomos assistir filme no apartamento de uma delas, e ela mora um pouco longe de Paris, durante a tarde recebi uma mensagem de um amigo me dizendo que nevava em Paris.... fiquei frustrada porque onde estávamos não estava nevando.... alguns instantes depois começou a nevar.... eu e uma amiga que também nunca tinha visto a neve saímos, para área de recreação do prédio, como duas loucas para ver e sentir os flocos de neve... é uma sensação maravilhosa... Isso foi a primeira vez... depois... ahhhh... nevou quase a semana inteira, e realmente é muito frio,  acho que a temperatura mais baixa que senti foi -6 ou -7, me disseram que em janeiro/fevereiro pode chegar a -15. 

Maison Deutsch de la Meurthe (by Lorena)




O pessoal da minha sala é muito legal, eu sou a única brasileira... eles têm muita curiosidade sobre o Brasil, todo o tempo me perguntam como é, o que tem lá, como são as pessoas, as músicas, futebol, carnaval... tento sempre passar uma imagem positiva... E eles adoram!
Ah, daqui duas semanas estarei de férias!!! Tenho aula até dia 16 de dezembro/2010 e depois as aulas voltam dia 4 de janeiro/2011.

Sentimento de culpa indo embora... hehhehe
Prometo escrever outro post daqui dois dias... tenho outras coisas para contar!

Obrigada pelas visitinhas!
Bjusss
Alê






domingo, 31 de outubro de 2010

Place de Bastille

Voilà  um post sobre a Place de Bastille (praça da Bastilha)


Essa é uma das muitas praças de Paris, no entanto ela tem um valor simbólico e histórico para o país, pois é o lugar onde iniciou a revolução francesa em 14 de julho de 1789.

Na verdade antes de ser uma praça, nesse local havia uma prisão que foi construída entre 1370 e 1383, essa prisão funcionou até o final do século XVIII. Ela não era uma simples prisão, na verdade era destinada aos que desobedeciam as ordens da coroa, ou seja era uma prisão política.

Em 1789 nesse local iniciou-se  a tão famosa  Revolução Francesa . O que começou com apenas a libertação dos presos da cadeia que se localizava em Bastilha, mudou para sempre a paisagem política francesa e mundial. A partir desse dia o mundo conheceu uma nova forma de fazer política, onde o povo era o responsável direto pelo governo e não uma dezena de monarcas absolutistas.


Um ano após a queda da bastilha, em 1790, o evento foi comemorado, o qual foi denominado Fête de la Fédération, a data tornou-se feriado nacional na França, sendo comemorada anualmente, esse feriado é popularmente chamado de  “Dia da Bastilha” ou   “Festa Nacional”.

Atualmente, tanto a praça como a área que a rodeia são conhecidas pelo nome de Bastilha. Merece destaque o seu monumento central, a Colonne de Juillet (Coluna de Julho), que foi erigida em homenagem à revolução. Lá também se encontra o edifício da Ópera da Bastilha e uma parte do Canal de Saint Martin. Além disso, a praça da Bastilha costuma ser utilizada como cenário para concertos e vários eventos, contando com uma grande oferta de bares e salas de espetáculos.


Ah é la também  que ocorre os movimentos sociais como atualmente a famosa mobilização contra a reforma da aposentadoria (La réforme des retraites).



Então é isso pessoal... um pouquinho de história para vocês!!!
Saudades!
Alê

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

À la francesa

Ah gente eu sei que já faz um tempinho que não posto... mas é que realmente estou sem tempo...
Mas hoje, depois de uma apresentação de um trabalho sobre IFRS (International Financial Reporting Standards) - que por sinal foi muito bem! Decidi escrever um pouquinho aqui no blog...

Paris é conhecida como uma cidade cosmopolita
 ...cosmopolita é um termo usado para designar algumas característica da cidade, tais como: habitantes de diversos países do mundo, que possui aspectos comuns a outros países, sofrendo influência deles na alimentação, idioma, arquitetura,  folclore, costumes, tradições, artes etc...
Por essa característica tão forte dessa cidade sinto muito falta de conversar com franceses e de vivenciar realmente a cultura francesa...
Aqui no prédio onde moro tem estudantes de mais de 50 nacionalidades... meus vizinhos de quarto vieram da África, Arábia, Argentina, Estados Unidos, Índia, Romênia, Rússia... meus amigos da faculdade vieram do Vietnã, Algeria, Mali, Senegal... é uma diversidade muito grande... mas como estou na França, quero realmente interagir com a cultura francesa....

Bom, um dos momentos especiais que vivi aqui foi almoçar com uma família francesa! Fui convidada para almoçar com essa família por intermédio do meu irmão, que conheceu por acaso, a pessoa que me convidou, no Rio de Janeiro, nesse momento, essa família estava fazendo turismo no Brasil e meu irmão comentou sobre mim, que viajaria naquela semana para Paris.
A família deixou o contato com meu irmão, para que, se eu precisasse de algo eu poderia enviar um e-mail.
Inicialmente eu entrei em contato para agradecer o contato deles e dizer que estava tudo bem, surpreendentemente eles me convidaram para almoçar em um domingo.
O almoço foi muito prazeroso, comida francesa, muito queijo, vinho, sobremesa... e pude conhecer um pouquinho sobre essa adorável família! (muito grata!) Me senti como parte da família nesse pequeno espaço de tempo, ajudei nos afazeres após o almoço, conversamos sobre diversos assuntos, entre eles o Brasil, eles não cansaram de elogiar o nosso país!

Outro momento à la francesa foi o aniversário de uma amiga francesa! A nossa amizade começou de uma forma inesperada.... Fui em uma festa chamada  “Festa poliglota”, nessa festa essa garota da minha idade veio conversar comigo, extremamente simpática e interessada pela cultura brasileira....
Depois de duas semanas ela me convidou para o seu aniversário... em um apartamento aconchegante, o qual ela divide com seu namorado, a festa foi muito divertida, muito vinho, petiscos, música, dança, troca de informações, risada.....

Enfim, esses simples momentos faz toda diferença na vida de um estrangeiro em um país desconhecido...
Novas descobertas a cada dia....

P.s. sem fotinhas.... (somente no orkut e facebook...)

Bjusss
Alê

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

1ª Visita em Paris!

Apesar da correria do dia-a-dia e das aulas estarem bem cansativas, estou muito feliz!

 
França


Recebi a minha primeira visita de um amigo em Paris, hehehehe, quer dizer de uma amiga, muito especial!
A Andreia, minha amiga que conheci na Nova Zelândia há dois anos (Julho/Agosto 2008), por coincidência está fazendo um mochilão  pela Europa e passou por Paris!









No sábado fui encontrar com a Déia na Gare du Nord (Estação de trem), o trem dela chegou pontualmente no horário previsto (17:26hs!), ela estava na Inglaterra fazendo um curso de inglês durante 3 semanas.

Ela, como sempre muito alegre e sorridente, contagiou toda a estação! Ela veio com uma amiga, brasileira também, a Talane. Fomos até o hotel deixar as malas para passear...


Jantamos em um simpático restaurante e logo em seguida fomos conhecer a Torre Eiffel... nossa, a sensação de ver a Torre Eiffel de perto é indescritível, eu senti um arrepio por todo o meu corpo quando estava bem pertinho dela, ela é realmente muito linda, enorme e suas luzes são maravilhosas (farei também um post só para ela futuramente!).

No dia seguinte nos encontramos novamente, fomos na torre (mais uma vez!) mas dessa vez nós subimos nela (de elevador), foi possível subir até o segundo estágio (o que, acreditem, já é o suficiente!) e pudemos ver a cidade das luzes do alto... mais uma sensação maravilhosa!
  


Nova Zelândia
Depois fomos até o Café du Trocadéro, um charmoso restaurante que proporciona uma linda vista da Torre Eiffel e do Arco do Triunfo, tomamos um bom vinho... assim me despedi da minha querida amiga que passou por mim, mais uma vez, tão rapidamente...

Ah, só por curiosidade, agora ela está na Grécia, ficará lá alguns dias, logo em seguida ela irá para Barcelona e depois ela volta para o Brasil!

Bjussss
Alessandra

sábado, 2 de outubro de 2010

Indignada

Todos nós sabemos que o Brasil não tem uma imagem positiva no exterior, mas quando você se confronta com isso, dá um sentimento de indignação e revolta... Porque a primeira coisa que se pensa é, como alguém que não vive no Brasil, que não é brasileiro pode falar qualquer coisa sem conhecer...

Ontem ao voltar da universidade, peguei o trem como de costume, no banco havia um jornal, peguei-o para ler...

Havia uma notícia sobre o Brasil o que me fez refletir... queria compartilhar com alguém; alguém brasileiro! Fiz uma tradução bem simples para vocês:

Ah, o que está em vermelho são os meus comentários...

“Brasil
O país vira a página de oito anos de Lula
Como um país conhecido pela miséria das favelas se torna dentro de um espaço de alguns anos a oitava economia mundial? Milagre? (Como o jornalista  pode escrever issoooo???) Investimentos recordes? Nada disso.
Sentados em uma riqueza inesgotável, água, terra, minerais, petróleo, o país goza enfim dos frutos de uma política instituída pelo  antecessor de Luís Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, com o plano real em 1994 (concordo plenamente) que sobretudo tem permitido parar/acabar com uma inflação catastrófica (6.000% em 1993).

29 milhões de brasileiros são tirados da miséria
Essa estabilidade econômica é acompanhada do apoio de instituições internacionais (FMI e Banco Central)  que permitiu o Brasil de fazer parte das grandes economias mundiais. Em 2010 “o gigante verde” irá ter um crescimento de 7% (muito bom).
Primeiramente deve se olhar com precaução os meios dos negócios brasileiros, Lula em oito anos de presidência jamais entravou um obstáculo de seu país.
Graça aos programas como Bolsa Família que 29 milhões de brasileiros saíram da miséria. Mas o país sofre todos os dias com desigualdades recordes (infelizmente), serviços públicos ineficientes e a falta de infraestrutura.
Outro ponto escuro: uma insegurança endêmica, que poderá comprometer sua Copa do Mundo em 2014 e os jogos olímpicos em 2016 (acho que podemos sim fazer muito bem esses eventos).
Portanto, os programas dos principais candidatos a sucessão do hiperpopular presidente não prometem as reformas que o país precisa. (como assim?, vamos melhorar sim a infraestrutura do país).

136 milhões de brasileiros chamados as urnas
Domingo, o país votará pelo primeiro turno a eleição presidencial que conta com quatro candidatos, dos quais dois principais Dilma Rousseff, apoiada pelo Lula, e José Serra, o candidato social-democrata.
Outra candidata Marina da Silva, defensora dos verdes (meio ambiente), que não para de crescer nas enquetes de opinião. Mas os brasileiros devem também renovar os 513 postos da câmera de deputados, dois títulos do senado e eleger os governantes dos 27 estados da Federação”.                                                                                                 http://www.20minutes.fr/


Bom galera, esse post é mais um alerta; é  preciso pensar, ponderar e votar com consciência ... Vamos mudar essa imagem do nosso querido país!

Bjusss
Alessandra

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

E as aulas começaram...

Já  faz uma semana que as minhas aulas começaram... e, nossa, muita coisa aconteceu...


Université d`Evry Val d`Essonne
Acho impossível descrever o que estou sentindo, é um mix de felicidade por estar aqui, dúvida em relação ao futuro, medo de não alcançar tudo que desejo... enfim, um milhão de sentimentos passaram pela minha cabeça durante esses dias...

Acompanhar um curso em outro idioma não é fácil, estou me adaptando a cada dia que passa, aprendendo cada vez mais sobre o conteúdo e o idioma.
Eu tenho uma aula, por exemplo, que aprendemos os termos financeiros em francês e em inglês, ou seja, todo o material didático é redigido em inglês, mas a apresentação da aula e as discussões são em francês...

Sinto uma enorme felicidade quando o professor explica algo que já aprendi na graduação, isso me faz sentir muito bem, nessa primeira semana, a maioria das aulas que tive, eu já estudei na faculdade no Brasil!

O pior de tudo é rever as minhas anotações em casa... na sala faço minhas anotações de qualquer jeito, então em casa refaço, nesse momento a internet é essencial para verificar se escrevi as palavras corretamente...

Na sala de aula cada professor tem a sua particularidade, tem professor que apenas lê o slide, tem aquele que fala sem parar, aquele que explica tudo com um exemplo, outros que dão diversos exercícios para fazer na sala e em casa, alguns exigirão trabalho em grupo, outros provas e outros (o melhor) participação. Todos são muito atenciosos, eles são abertos a questões, e pedem que os alunos participem.

Prédio da Universidade...
Na minha sala deve ter 40 alunos, há estrangeiros e franceses, não conversei com todos ainda, mas conheci alguns colegas muito simpáticos e que sempre tiram as minhas dúvidas...

A minha universidade fica em uma cidade que faz parte de uma Comunidade de Aglomeração, conhecida também como  Cidade Nova,  demoro mais ou menos 1:00hs para chegar...

Estudo na Universidade d`Evry Val d`Essonne, ela é uma das quatro universidade novas criadas em 1991, com o objetivo de desenvolver o ensino superior na Região Île-de-France. Situada em uma aglomeração em expansão, a universidade, desde a sua criação, é pluridisciplinar e está voltada para o ensino  profissional em resposta as necessidades do ambiente econômico e social.

Ela propõe mais de 160 formações, oferecendo disciplinas científicas, tecnológicas, econômicas e gestão, ciências humanas e sociais.

Reconhecida como um estabelecimento dinâmico e de proximidade,  favorecendo uma integração rápida, a universidade conta com aproximadamente 10.000 estudantes, sendo 10% estrangeiros, ela representa igualmente um polo importante de pesquisa e desenvolvimento.


Onde estudo é conhecido como um Departamento de Gestão/Administração, o prédio principal da universidade fica ao lado da prefeitura da cidade e esse departamento fica em outro prédio perto do centro comercial (porém ambos são próximos).

O prédio do departamento tem 5 andares, lá estudam alunos de graduação e mestrado, o curioso é que, mesmo tendo elevador, os alunos devem ir até as suas salas pela escada, a minha sala fica no quinto andar, para mim é cansativo subir 5 andares duas ou três vezes por dia!
Prefeitura d`Evry


Bom, tenho certeza que os próximos 6 meses serão repletos de descobertas e aprendizado a cada dia, vejo tudo isso como um caminho a ser percorrido; difícil, cheio de curvas e obstáculos, mas que, no final chegarei ao meu destino (onde desejo estar em um futuro próximo...).


P.S Aula do Paulo Romaro e Rosaura todos os dias!!!
Feliz por estar aqui...

Bjusss
Alessandra

domingo, 26 de setembro de 2010

Techno Parade em Paris 25 de setembro

25 de setembro, lá estava eu lavando minhas roupas (isso merece um comentário especial, afinal era a minha primeira vez na vida lavando roupa... ), e várias pessoas na lavanderia comentando sobre essa festa - Techno Parade  (Parada Tecno)-  Eu não tinha a mínima ideia do que se tratava...

Place de la Bastille

Fui para o meu quarto verificar na internet o que estava acontencendo em Paris, e Bummm, Techno Parade é uma festa que ocorre todos os anos em Paris, essa  é  a sua 12ª edição, ela começou às 12:00 em Denfert Rochereau e iria terminar às 17:00hs na Place de la Bastille (eu ainda vou fazer um post especial para essa praça, ela é repleta de historias...)

Fiquei sabendo depois, porque cheguei na festa ja era quase 18:00hs, que cerca de 150 DJs em carros de som animaram a festa para milhares de participantes, foram dezenas de carros alegóricos, cheios de cor e animação. O público, exibiram muitas cores e até vuvuzelas, acompanharam o cortejo dos trios elétricos, ou melhor, eletrotécnicos, que cruzaram a capital francesa, passando pelos tradicionais jardim do Luxemburgo e Quartier Latin.
O ponto alto da festa foi na  Praça da Bastilha (ah eu estava  lá !) com a chegada dos últimos carros de som. Os organizadores estimam que 300 mil pessoas participaram do evento.




De acordo com as notícias, o ex-ministro da Cultura Jack Lang, no meio dos foliões, lembrou que a tecnoparada era uma forma de “desfazer a fama de diabólica da música tecno”. Segundo Henri Maurel, co-presidente da associação organizadora do evento, o objetivo é fazer da tecnoparada um “festival de rua, como um carnaval (Opa, Carnaval eu entendo!!! Ahhhh Berra Vaca!!!), onde o principal são os participantes”.



Bom, galera, esse foi o meu sábado aqui em Paris!

Bjusss
Alessandra

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Eu moro em um castelo!


Hum... não é bem assim...

Esse post na verdade é para falar um pouquinho de onde eu moro e da Cidade International Universitária de Paris, mais conhecida como CIUP. A CIUP é uma propriedade das universidades parisienses, ela é uma fundação de direito privado, reconhecida de utilidade pública.


Maison Internationale (teatro, biblioteca, office de imigração, restaurante universitário, cafeteria...)


Maison Internationale (vista da saída)

Todos os anos chegam aqui na cidade universitária 10.000 novos residentes (estudantes, pesquisadores, artistas e esportistas de alto nível) do mundo inteiro (em torno de 140 nacionalidades diferentes).


Maison du Japon
 A CIUP administra os serviços (teatro, biblioteca, office de imigração, restaurante universitário, cafeteria e academia) e administra também 18 residências, e 22 maisons representadas por um país ou uma grande école (estabelecimento de ensino superior), ou seja, aqui tem 40 Maisons (residência estudantil), para se ter uma idéia tem a Maison du Brésil (Residência do Brasil), Maison du Japon (do Japão), Fondation Argentine (Fundação Argentina), Maison des Étudiants Canadiens (Residência dos Estudantes Canadenses), Fondation des États-Unis (Fundação dos Estados Unidos), Maison des Industries Agricoles et Alimentaires (Residência das Industrias Agrícolas e Alimentares), Maison des Provinces de France (Residência das Províncias da França),  entre outros...


Maison de l`Inde


 
   
Maison du Mexique



 
Fondation Suisse






Maison du Brésil


Fondation Deutsch de la Meurthe
Eu moro na Fondation Deutsch de La Meurthe, vou contar um pouquinho da historia dessa residência...
Essa Fondation é a primeira residência estudantil construída na cidade international, ela é fruto de uma iniciativa privada. Emile Deutsch de La Meurthe foi um empresário afortunado, ele e seu irmão Henry criaram a empresa Pétroles Jupiter, que se tornou o grupo Shell. Vindo de uma família de benfeitores ele e sua esposa Louise financiaram a construção de sete pavilhões dessa Fondation, sendo um principal onde fica a administração e 6 que são moradia para os estudantes, esses levam  o nome de reitores de universidades francesas, são eles: Paul Appell, Pierre et Marie Curie, Octave Gréard, Louis Liard (eu moro nesse), Louis Pasteur et Raymond Poincaré.


A construção começou em 1923, Lucien Bechmann (arquiteto) adotou um estilo regional inspirado nos colégios ingleses como Oxford. Os prédios foram inaugurados na primavera de 1925. A sua qualidade arquitetural, os telhados dos pavilhões, os jardins e o pavilhão central foram inscritos no inventário suplementar dos monumentos históricos da França.

 
Essa residência conta com 380 camas, elas são dividadas em 238 quartos individuais e 30 quartos duplos, 46 studios (quarto com cozinha e banheiro)



Pavilhão Liard
 Meu quarto fica bem ali onde está a bandeira do Brasil!


e 9 apartamentos de dois cômodos. Há também 15 cozinhas, uma lavanderia, uma sala de televisão, uma sala de musculação, um local para guardar bicicletas e motos, uma sala de estudos decorados com ar frescos de Guy LOE...






Bom, então e essa a história de onde viverei nos próximos 10 meses... me sinto privilegiada em morar em um lugar repleto de história...


Espero que vocês gostem das fotos!
Bjusss Alessandra