Essa é uma das muitas praças de Paris, no entanto ela tem um valor simbólico e histórico para o país, pois é o lugar onde iniciou a revolução francesa em 14 de julho de 1789.
Na verdade antes de ser uma praça, nesse local havia uma prisão que foi construída entre 1370 e 1383, essa prisão funcionou até o final do século XVIII. Ela não era uma simples prisão, na verdade era destinada aos que desobedeciam as ordens da coroa, ou seja era uma prisão política.
Em 1789 nesse local iniciou-se a tão famosa Revolução Francesa . O que começou com apenas a libertação dos presos da cadeia que se localizava em Bastilha, mudou para sempre a paisagem política francesa e mundial. A partir desse dia o mundo conheceu uma nova forma de fazer política, onde o povo era o responsável direto pelo governo e não uma dezena de monarcas absolutistas.
Um ano após a queda da bastilha, em 1790, o evento foi comemorado, o qual foi denominado Fête de la Fédération, a data tornou-se feriado nacional na França, sendo comemorada anualmente, esse feriado é popularmente chamado de “Dia da Bastilha” ou “Festa Nacional”.
Atualmente, tanto a praça como a área que a rodeia são conhecidas pelo nome de Bastilha. Merece destaque o seu monumento central, a Colonne de Juillet (Coluna de Julho), que foi erigida em homenagem à revolução. Lá também se encontra o edifício da Ópera da Bastilha e uma parte do Canal de Saint Martin. Além disso, a praça da Bastilha costuma ser utilizada como cenário para concertos e vários eventos, contando com uma grande oferta de bares e salas de espetáculos.
Ah é la também que ocorre os movimentos sociais como atualmente a famosa mobilização contra a reforma da aposentadoria (La réforme des retraites).
Então é isso pessoal... um pouquinho de história para vocês!!!
Saudades!
Alê
Nenhum comentário:
Postar um comentário