Hum... não é bem assim...
Esse post na verdade é para falar um pouquinho de onde eu moro e da Cidade International Universitária de Paris, mais conhecida como CIUP. A CIUP é uma propriedade das universidades parisienses, ela é uma fundação de direito privado, reconhecida de utilidade pública.
Maison Internationale (teatro, biblioteca, office de imigração, restaurante universitário, cafeteria...) |
Maison Internationale (vista da saída) |
Todos os anos chegam aqui na cidade universitária 10.000 novos residentes (estudantes, pesquisadores, artistas e esportistas de alto nível) do mundo inteiro (em torno de 140 nacionalidades diferentes).
Maison du Japon |
A CIUP administra os serviços (teatro, biblioteca, office de imigração, restaurante universitário, cafeteria e academia) e administra também 18 residências, e 22 maisons representadas por um país ou uma grande école (estabelecimento de ensino superior), ou seja, aqui tem 40 Maisons (residência estudantil), para se ter uma idéia tem a Maison du Brésil (Residência do Brasil), Maison du Japon (do Japão), Fondation Argentine (Fundação Argentina), Maison des Étudiants Canadiens (Residência dos Estudantes Canadenses), Fondation des États-Unis (Fundação dos Estados Unidos), Maison des Industries Agricoles et Alimentaires (Residência das Industrias Agrícolas e Alimentares), Maison des Provinces de France (Residência das Províncias da França), entre outros...
Maison de l`Inde |
Maison du Mexique |
Fondation Suisse |
Fondation Deutsch de la Meurthe |
Eu moro na Fondation Deutsch de La Meurthe, vou contar um pouquinho da historia dessa residência...
Essa Fondation é a primeira residência estudantil construída na cidade international, ela é fruto de uma iniciativa privada. Emile Deutsch de La Meurthe foi um empresário afortunado, ele e seu irmão Henry criaram a empresa Pétroles Jupiter, que se tornou o grupo Shell. Vindo de uma família de benfeitores ele e sua esposa Louise financiaram a construção de sete pavilhões dessa Fondation, sendo um principal onde fica a administração e 6 que são moradia para os estudantes, esses levam o nome de reitores de universidades francesas, são eles: Paul Appell, Pierre et Marie Curie, Octave Gréard, Louis Liard (eu moro nesse), Louis Pasteur et Raymond Poincaré.
A construção começou em 1923, Lucien Bechmann (arquiteto) adotou um estilo regional inspirado nos colégios ingleses como Oxford. Os prédios foram inaugurados na primavera de 1925. A sua qualidade arquitetural, os telhados dos pavilhões, os jardins e o pavilhão central foram inscritos no inventário suplementar dos monumentos históricos da França.
Essa residência conta com 380 camas, elas são dividadas em 238 quartos individuais e 30 quartos duplos, 46 studios (quarto com cozinha e banheiro)
Pavilhão Liard Meu quarto fica bem ali onde está a bandeira do Brasil! |
e 9 apartamentos de dois cômodos. Há também 15 cozinhas, uma lavanderia, uma sala de televisão, uma sala de musculação, um local para guardar bicicletas e motos, uma sala de estudos decorados com ar frescos de Guy LOE...
Bom, então e essa a história de onde viverei nos próximos 10 meses... me sinto privilegiada em morar em um lugar repleto de história...
Espero que vocês gostem das fotos!
Bjusss Alessandra
Lêlê, linda sua nova casa!!!!
ResponderExcluirJá estou com saudades!
Beijos
Bru