Depois de tantas mudanças ocorridas na minha vida nos últimos meses, algumas acompanhadas de tristeza e lágrimas, algo bom tinha que acontecer!
Na empresa onde trabalho há quase dois anos tem um projeto social muito sério que tem o objetivo de colaborar para o desenvolvimento da Associação Reciclázaro.
A missão da Associação Reciclázaro é:
Atividade da Associação: Aula de Mosaico |
"Reintegrar na sociedade pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de ações socioambientais, de modo a restabelecerem sua participação ativa como cidadãos, conhecerem e defenderem os direitos básicos desta cidadania, nas áreas de promoção humana, saúde, educação e trabalho, com acesso à sustentabilidade através de atividades de geração de renda".
(http://www.reciclazaro.org.br)
Fabricação de instrumentos musicais e aulas para aprender a tocá-los! |
A ação que a minha empresa está desenvolvendo é a apresentação de palestras sobre "Educação Financeira: Como Administrar Suas Finanças Pessoais". Quando recebi o convite para preparar uma palestra sobre o tema, não pensei duas vezes, a resposta quase saiu em forma de um grito: SIM, EU QUERO!
O público alvo é um público muito especial, pessoas carentes com pouca ou quase nenhuma renda e carentes principalmente de informação.
Fiquei sabendo sobre a apresentação na sexta-feira, a apresentação estava marcada para a terça seguinte... Preparei no final de semana e na segunda-feira, com a ajuda da Carol e Vanessa fizemos alguns ajustes e finalizamos, segundo elas, o vocabulário estava um pouco técnico para o público, por fim, a apresentação ficou impecável!
Nunca havia palestrado antes, somente os seminários da faculdade para os colegas de classe, confesso que o friozinho na barriga tomava conta de mim desde segunda a noite!
Ao chegar no local, com aproximadamente 25 pessoas, e ver que eles estavam lá dedicando um pouquinho do seu tempo para ouvir o que eu tinha para dizer, senti uma sensação indescritível, uma mistura de agradecimento, ansiedade e preocupação em ser clara, objetiva e ser compreendida.
Tenho certeza que tudo acontece com um propósito e nesse caso não foi diferente, vejo que foi uma troca honesta: eu ensinando o pouco que sei para essas pessoas sem oportunidade, e eles me fazendo sentir útil, respeitada e admirada pelo meu trabalho.
Só queria deixar todo o meu agradecimento a Cerli Farias e Denise Cortez que me indicaram para o projeto, a Vanessa Olímpio e a Carolina Almeida que fizeram o convite e me ajudaram a finalizar a apresentação, a Gabriela Cruz pelas fotinhas e apoio na hora do nervosismo e principalmente a Associação Reciclázaro que nos receberam de portas e coração abertos!
Tenho certeza que a sementinha da licenciatura foi plantada na minha vida profissional, cabe somente a mim cuidá-la e desenvolvê-la ;)
Momentos marcantes:
* Quando eles foram questionados sobre o que faziam e se tinham alguma renda, me deparei com um senhor que disse que não tinha renda fixa, que a renda dele vinha da coleta de latinhas, mas que estava fazendo curso de jardinagem na associação para melhorar de vida (impossível não se emocionar)...
* Havia um grupo de mulheres que passaram por situação de vulnerabilidade social e refizeram seus projetos de vida durante a acolhida pela associação e são agora empreendedoras de uma ideia, que foi a criação de uma padaria chamada Pão de Moça. Elas vieram falar comigo e disseram que gostaram muito da apresentação, a psicóloga da associação me pediu para ajudá-las a melhorar o negócio, visando o aumento das vendas, economia de despesas e geração de renda...
* Havia também um outro senhor que disse que só tinha ido para a palestra porque precisa aprender como se organizar financeiramente, pois trabalhava em dois empregos e sempre quando chegava o final do mês, não tinha mais dinheiro...
* Todos me chamando de professora...
***** Misto de realização Profissional e Pessoal!
Bjssss Galera!
Nenhum comentário:
Postar um comentário