Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um sábado diferente

Os meus finais de semana na França são comuns, quando não viajo, aproveito para descansar, organisar meu quarto, lavar roupa, um pic-nic com os amigos, um jantar, um vinho...

Mas esse sábado foi diferente! Eu estava começando a separar minhas roupas para lavar, quando minha amiga Sindy me ligou  para ir em um churrasco com ela (detalhe, foi meu primeiro churrasco aqui na França!)

Sindy!
A Sindy merece todo um comentário especial, ela é africana, do Sul da África, eu a conheci antes mesmo de vir para cá, em maio do ano passado, quando recebemos o e-mail da Região Île-de-France para dizer que havíamos sido contemplados com a bolsa de estudo, nós tínhamos uma semana para responder se aceitávamos ou não, e no mesmo e-mail tinha o endereço eletrônico de todos os bolsistas.
Ela, ao responder, clicou para responder para todos e sem perceber ela enviou sua resposta para todos os estudantes. Quando eu vi a sua resposta, enviei um e-mail pessoal para ela me apresentado e dizendo que eu também iria para França e que seria legal mantermos contato e nos conhecer aqui.
Até chegar a data da minha viagem trocamos vários e-mails e nos tornamos amigas!
Aqui nos conhecemos, viajamos juntas para Espanha e Bélgica e saimos juntas!
Voltando ao churrasco...
Nos encontramos com uma amiga dela, africana também, e fomos, no metrô perguntei quem conhecia o  pessoal do churrasco e como elas haviam conhecido, e para minha surpresa, elas não conheciam... (Como assim?)



Elas me explicaram que era um churrasco marcado pelo facebook, e que era um churrasco africano, uma vez que elas faziam parte de uma comunidade africana e que eles haviam organizado o churrasco. A primeira coisa que pensei foi, vou encontrar um monte de africanos dançando Waka-Waka!

Ao chegar na casa, a bandeira da África sinalizava que era alí o encontro, no portão palavras de bem-vindo escritas em quatro idiomas africano inclusive o inglês.

O ambiente familiar me surprendeu, crianças brincando no jardim ao som de vuvuzelas e com um ar de amizade e união por estar em um país que não é o nosso.



A historia de cada um, a dificuldade com o idioma francês, muitos, inclusive minha amiga, não falam francês... tudo me chamou a atenção para uma realidade que nunca havia questionado; a necessidade vinda com a oportunidade de viver em um outro país...

Comemos um verdadeiro churrasco, com o melhor vinho francês e muitos aperitivos!

As lembranças da copa na África foi inevitável, cada um contou como foi a experiência de receber o mundo em seu país para um evento de grande importância. E todos me desejaram sorte para a próxima copa no nosso Brasil!

No final da noite, dançamos Waka-Waka e muitas outras músicas africanas! Inesquecível!


Bjusss
Alê

2 comentários:

  1. Eu tinha visto as fotos que vc foi marcada no facebook e realmente fiquei emocionada com a expressão no rosto de cada um deles...e de vc tbm! É muito bonito ver o encontro de diversas culturas!! Mais uma vez digo que a experiência que você está tendo não tem preço! Ainda bem que o Brasil está sendo bem representado por vc...Bjs com mtas saudades! Taiane.

    ResponderExcluir
  2. Bonjour, Je vous écris pour me présenter. Je suis le petit ami de son frère. J'ai aimé votre blog, je crois que je serai heureux de vous rencontrer personnellement. un câlin.
    roney.madureira@gmail.com

    ResponderExcluir