Páginas

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vamos falar um pouco de português!

Quando fui para o Brasil em dezembro, ao conversar com uma grande amiga, ela me disse que viria para Portugal durante as férias de junho, eu disse que onde ela fosse, iria me encontrar com ela!

E foi assim que semana passada fui para Portugal encontrá-la!

Porto - Portugal

A viagem para Porto começou com um atraso de 1:30hs do meu voo. Para passar o tempo, nada como passear pelas lojas do aeroporto, comprar um presente para o dono da casa onde iríamos ficar (sobrinho da minha amiga) e observar as pessoas... 

Essa é a melhor parte: gente dormindo no chão, outros lendo,  assistindo um filme no notebook, crianças correndo para todo lado com brinquedos e orelhinha do Mickey (foram para EuroDisney!), casais apaixonados se beijando, empresários bravos pelo atraso... 


Enfim embarquei. Fui recebida por um caloroso abraço e um lindo sorriso: já valeu a pena!
Casa Marcelo e Nathi
Fomos para o apartamento do sobrinho da minha amiga, onde mora com a sua esposa e sua linda filha. Na sala, conversa vai, conversa vem, e todos esperando pelo bacalhau (confesso que não sou muito fã de bacalhau, no Brasil só comia na sexta-feira Santa, mas esse estava maravilhoso!). 
Para minha surpresa, na hora que a mesa foi preparada.... Uma bela feijoada foi servida juntamente com o Bacalhau!!! Minha amiga querida, preparou para mim a feijoada e a portuguesa, dona da casa, preparou o bacalhau! Acreditem, foi o melhor jantar que já tive, regado com muito vinho, cerveja, e lá pelas 3:00hs da manhã uma deliciosa caipirinha de vinho!

No dia seguinte fomos para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. 

Santuário de Nossa Senhora de Fátima
Santuário de Nossa Senhora de Fátima
Santuário de Nossa Senhora de Fátima
Santuário de Nossa Senhora de Fátima
Santuário de Nossa Senhora de Fátima
Santuário de Nossa Senhora de Fátima

Nossa senhora de Fátima é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo os relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três pastores, crianças na altura das aparições, no lugar de Fátima, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de 1917. Um lugar lindo, podemos comparar com a Nossa Senhora Aparecida do Norte. 

Nesse santuário há um  módulo (uma parte) do muro de Berlim que recorda a intervenção de Deus, prometida em Fátima, na queda do comunismo.

 Muro de Berlim


Seguimos para Coimbra que é a vila universitária mas antiga de Portugal, a faculdade de direito é magnífica!

Coimbra

Coimbra

Coimbra

Coimbra

Coimbra

Coimbra

Coimbra

Coimbra

Coimbra

Coimbra
 Voltamos para Porto, passamos pelo shopping, pausa para compras! (tudo lá é muito barato!).
De repente me deu a louca e resolvi cortar o meu cabelo! Eu já queria cortar, a última vez que cortei foi no Brasil em dezembro, aí pensei, vai ser mais fácil me expressar e dizer o que quero em português para não me arrepender... 

Eu só disse para o cabeleleiro que queria algo diferente mas que não queria curto, aí ele perguntou se eu queria "escalado" (o que é isso?) eu perguntei se era repicado, ele não entendeu, deu risada e disse que era isso mesmo. E eu, inocente, disse que podia ser isso mesmo! 

O pior não foi tentar explicar o que eu queria, mas sim, ter que ouvir dos cabelereiros portugueses que o brasileiro (idioma português) é um português mal falado! Como assim? Tentei defender a nossa língua, e a outra cabelereira disse: Só falta você falar que as brasileiras nasceram primeiro que as portuguesas. 
Brincadeiras a parte, eles foram muito simpáticos, gostei do corte, que depois fiquei sabendo que "escalado" significa "corte em V"!

A noite ficamos em casa, conversando e saboreando o melhor vinho português!

No domingo visitamos Porto, fomos na casa da música, que é a maior sala de espetáculo de Porto e que tem o nome das três maiores orquestras de Portugal (Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Barroca e Remix Ensemble), é um monumento da modernidade construído em 2005.

Casa da música

Casa da música

Casa da música

Casa da música

Casa da música


Passamos pela praça da Boa Vista, a mais famosa de Porto e que tem uma grande estátua de um leão pegando  uma ave!

Praça da Boa Vista
Praça da Boa Vista
Fomos até a igreja da Lapa, construída em 1756, a singularidade deste templo reside no fato de nele estar guardado o coração de D. Pedro I, Imperador do Brasil, que o doou ao povo portuguese como prova de afeição e reconhecimento.

 Igreja da Lapa
Caminhamos pelo calçadão do rio Douro, onde fica a ponte Dom Luis I, a sexta maior ponte do mundo  e que é um dos exemplares da arquitetura de ferro. Essa ponte tem 2 andares, em cima são os trilhos do metrô e em baixo passam os carros.

Ponte Dom Luis I

Porto

Porto

Porto

Porto

No final da tarde fomos para praia! Com direito a bolsa térmica para levar a cerveja e o vinho (vinho na praia? Sim!).

Praia de Porto

Uma banda de pagode animava o pessoal estendido na areia, me senti na praia de Caraguá-SP! A água do mar muito gelada, atraía apenas os mais corajosos, e eu, de calça jeans na praia só pude molhar os meus pés!
Praia de Porto

Voltei para casa com a sensação de: conheci um pouquinho das nossas raízes!

Na quinta minha amiga veio para Paris, visitamos a cidade no final de semana,  mostrei um pouquinho como uma estudante mora aqui (quarto pequeno, orçamento apertado, dependente do metrô, amigos internacionais, muita festa e cercada por uma cidade bela e rica culturalmente!).

Marcelo, Nathi e Duda: muito agradecida pela estadia, companhia, bacalhau e vinho em Porto! (nunca dormi tão bem!).
Marinalva e Mariana muito obrigada pela companhia, pela amizade e pela visita (acho que cansei vocês, né?!).  Muitas energias positivas para vocês continuarem o tour pela Europa! Ah como eu queria ir junto!

Bjuss
Aless 











segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um sábado diferente

Os meus finais de semana na França são comuns, quando não viajo, aproveito para descansar, organisar meu quarto, lavar roupa, um pic-nic com os amigos, um jantar, um vinho...

Mas esse sábado foi diferente! Eu estava começando a separar minhas roupas para lavar, quando minha amiga Sindy me ligou  para ir em um churrasco com ela (detalhe, foi meu primeiro churrasco aqui na França!)

Sindy!
A Sindy merece todo um comentário especial, ela é africana, do Sul da África, eu a conheci antes mesmo de vir para cá, em maio do ano passado, quando recebemos o e-mail da Região Île-de-France para dizer que havíamos sido contemplados com a bolsa de estudo, nós tínhamos uma semana para responder se aceitávamos ou não, e no mesmo e-mail tinha o endereço eletrônico de todos os bolsistas.
Ela, ao responder, clicou para responder para todos e sem perceber ela enviou sua resposta para todos os estudantes. Quando eu vi a sua resposta, enviei um e-mail pessoal para ela me apresentado e dizendo que eu também iria para França e que seria legal mantermos contato e nos conhecer aqui.
Até chegar a data da minha viagem trocamos vários e-mails e nos tornamos amigas!
Aqui nos conhecemos, viajamos juntas para Espanha e Bélgica e saimos juntas!
Voltando ao churrasco...
Nos encontramos com uma amiga dela, africana também, e fomos, no metrô perguntei quem conhecia o  pessoal do churrasco e como elas haviam conhecido, e para minha surpresa, elas não conheciam... (Como assim?)



Elas me explicaram que era um churrasco marcado pelo facebook, e que era um churrasco africano, uma vez que elas faziam parte de uma comunidade africana e que eles haviam organizado o churrasco. A primeira coisa que pensei foi, vou encontrar um monte de africanos dançando Waka-Waka!

Ao chegar na casa, a bandeira da África sinalizava que era alí o encontro, no portão palavras de bem-vindo escritas em quatro idiomas africano inclusive o inglês.

O ambiente familiar me surprendeu, crianças brincando no jardim ao som de vuvuzelas e com um ar de amizade e união por estar em um país que não é o nosso.



A historia de cada um, a dificuldade com o idioma francês, muitos, inclusive minha amiga, não falam francês... tudo me chamou a atenção para uma realidade que nunca havia questionado; a necessidade vinda com a oportunidade de viver em um outro país...

Comemos um verdadeiro churrasco, com o melhor vinho francês e muitos aperitivos!

As lembranças da copa na África foi inevitável, cada um contou como foi a experiência de receber o mundo em seu país para um evento de grande importância. E todos me desejaram sorte para a próxima copa no nosso Brasil!

No final da noite, dançamos Waka-Waka e muitas outras músicas africanas! Inesquecível!


Bjusss
Alê

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Week-end à Londres


Week-end à Londres

Viajar sozinha também pode ser interessante e divertido!




Ir para Londres de avião (saindo de Paris) não foi a melhor escolha por diversos motivos: (i) dúvida se o espaço aéreo europeu estaria  aberto ou não devido às cinzas do Vulcão Grimsvotn (Islândia), (ii) pagamento da taxa de bagagem (nunca tive que pagar, mas para esse vool fui obrigada), e (iii) o aeoroporto (Luton) fica muito longe do centro de Londres. Portanto fica a dica: viagem Londres/Paris ou vice-versa o ideal é ir de trem Eurostar!


Cheguei em Londres na sexta-feira (27/05/11), isso já era 24:00hs, com as instruções impressas na  reserva do hostel, segui para o hostel, parecia que eu estava com um mapa na mão rumo a caça ao tesouro, com diversas instruções, do tipo pegar tal metrô, andar duas ruas e virar a esquerda, na próxima a direita... et voilà.

Finalmente cheguei ao hostel: uma moderna pousada, que foi um tribunal de justiça.
Com uma fachada esplêndida do tempo da corte, o edifício é reconhecido como Patrimônio histórico com mais de 200 anos,  o qual possui duas salas de audiência e sete celas da prisão (que hoje são usados como salas te internet e ambientes comuns),  com uma decoração  bonita e colorida.

Fiz meu check-in e fui para o quarto deixar minhas coisas, desci para o salão de festas, uma festa animada tomava conta do ambiente, pessoas de diversas nacionalidades em busca de diversão na capital inglesa. O número de franceses que encontrei no hostel e pela cidade é inacreditável, acho que vi mais franceses aqui do que em Paris!

No dia seguinte, acordei cedo para descobrir a cidade, logo saindo do hostel, conheci duas australianas, duas mochileiras de férias pela Europa, fomos juntas para o centro. No centro elas decidiram fazer o Bus Tour (por 27 euros você vai a diversos pontos turísticos da cidade e o ticket vale para o dia todo), e eu segui meu caminho para conhecer a cidade, com um mapa na mão, a câmera fotográfica na outra e forças nas pernas para caminhar o dia todo!
Trafalgar Square
National Gallery

Comecei pela Trafalgar Square que é uma praça muito célebre em Westminster, tirei várias fotos das enormes estátuas de leão, visitei a National Gallery de Londres, essa galeria abriga a coleção nacional de pintura da Europa Ocidental a partir do XIII ao XIX século, ela fica aberta 361 dias por ano e a entrada é gratuita!
Passei pela igreja St. Martin-in-the-Fields (nessa igreja havia 4 faixas na sua entrada que merecem uma reflexão: igualdade, dignidade, liberdade e justiça).
Andei em um quarteirão onde tem muitos teatros (várias peças estão em cartaz, como o Rei Leão, Dirty Dancing, Ghost, Mama Mia, Hair Spray....), magnífico (me lembrei de Buenos Aires!).

Igreja St. Martin-in-the-Fields
Desci até o Hyde Park, esse parque, com 2,5 km² de extensão, é o maior do centro de Londres e também é um dos oitos parques reais da cidade. Ao seu lado se encontra o Kensington Palace, onde viveu a princesa Diana. Nas proximidades do parque estava tendo um desfile de cavalos e charretes, o desfile seguiu até o Kensington Palace e lá os soldados fizeram diversas apresentações marchando, os ingleses vibravam!

Hyde Park
Kensington Palace

Caminhei até a  Abadia de Westminster, local do casamento do príncipe William, um lugar encantador, com uma arquitetura que jamais havia visto antes...
Abadia de Westminster
Abadia de Westminster
Segui em direção ao London Eye,  a imensa e famosa roda gigante, com 135 metros de altura, maravilhosa! Tirei muitas foto na ponte de Westminster (rio Tâmisa) onde é possivel ter uma vista explêndida da roda-gigante!
London Eye

Palácio de Westminster
Do lado direito da ponte fica o palácio de Westminster, uma  maravilhosa construção que, atualmente é o parlamento inglês (é de tirar o fôlego!).

É nesse palácio onde está o Big-Ben, um enorme sino, que pesa 13 toneladas e que todo dia é possível ouvir as suas badaladas, e há também o Tower Clock que é um grande relógio na torre, sem palavras para descrever! (o curioso é que somente os ingleses podem visitar o Big-Ben após pedir uma autorisação).




Fui em direção ao porto, onde havia uma pequena feira de frutas, legumes e comida preparada com alimentos frescos e de uma forma artesanal. Almocei o melhor hamburguer com bacon!


Próximo ao porto, ocorria uma exposição de diversos trabalhos artísticos, havia pequenas casas de madeira e em cada casa uma arte diferente, uma exposição me chamou muito atenção, era uma espécie de trailler, com muitas folhas de papel pendurada, e quando você se aproxima, voce poder ler essas folhas que são poesias e ao mesmo tempo uma gravação (com voz de criança, adulto, homem, mulher... dependendo do poema ) recita as poesias, é possivel acompanhar a leitura e o audio, inacreditável!



Ah, esqueci de contar que nesse sábado era a final da Liga dos Campeões entre Barcelona e Manchester e o jogo foi em Londres no estádio de Wembley, a cidade estava dominada pelos espanhóis, em todos os lugares era possível ver pessoas com a camiseta do Barcelona e em diversos pontos turísticos eles se reuniam, cantavam e provocavam os ingleses!



Voltei para o hostel cansada mas encantada com a beleza da cidade.

Dois amigos do meu trabalho também estavam em Londres (fazendo compras), combinamos de assistir o jogo juntos em um pub. A noite foi muito divertida, acho que 80% das pessoas que estavam no pub estavam torcendo para o Barcelona, e no final Barcelona ganhou (3 X 1) para a alegria de todos os estrangeiros que estavam na terrinha dos ingleses e torcendo contra!

No dia seguinte a visita foi para o outro lado da cidade, peguei o ônibus com um casal de italianos, o senhor, um idoso já começou me contar, com um português misturado com italiano e inglês, que seu irmão tem uma pousada em Florianópolis e que adora o Brasil (é muito bom ouvir isso dos estrangeiros!).


Tower Bridge
Fui até a Tower Bridge, conhecida como uma das pontes mais famosas do mundo, é uma ponte cujo tabuleiro é móvel para permitir a passagem de embarcações e possui duas torres, que têm 65 metros de altura (realmente muito linda!).

The Gherkin
Caminhei pelas ruas, me encantei com o The Gherkin, um lindo prédio redondo de vidro (tem um muito parecido em Barcelona), e fui até a St Paul's Cathedral, uma linda catedral construída no século XVII.


St Paul's Cathedral


Covent Garden Market
Depois de um descanso rápido nas escadas da Catedral, fui ao Covent Garden Market, localizado na zona turística do mesmo nome e perto de Oxford Circus, é um mercado conhecido pela diversificada culinária onde é possível  encontrar quase todos os alimentos do mundo, especialmente da Europa, da deliciosa comida italiana, a original paella espanhola ou o clássico cachorro-quente norte-americano!
Há também um enorme espaço para exposição e venda de artigos feitos artesanalmente; tem quadros, enfeites, roupas, bolsas... Seria a nossa feira hippie de Campinas mas bem sofisticada!
Em volta do mercado há dezenas de atrações, como estátuas vivas, acrobatas, mágicos e comediantes. Diversão garantida!


Covent Garden Market
Covent Garden Market
Covent Garden Market

Covent Garden Market
De volta para o hostel, peguei um ônibus em que o motorista inglês, disse que seu coração é brasileiro, que possui  3 casas no Brasil, 2 alugadas e na outra prentende ir morar logo (...) ! Foi engraçado  ver a diferença do sotaque quando ele começou a falar um português misturado com inglês!

Voltei para Paris a tarde com vontade de ficar (ou de voltar de trem...)!


Bjusss
Alê