Páginas

domingo, 31 de outubro de 2010

Place de Bastille

Voilà  um post sobre a Place de Bastille (praça da Bastilha)


Essa é uma das muitas praças de Paris, no entanto ela tem um valor simbólico e histórico para o país, pois é o lugar onde iniciou a revolução francesa em 14 de julho de 1789.

Na verdade antes de ser uma praça, nesse local havia uma prisão que foi construída entre 1370 e 1383, essa prisão funcionou até o final do século XVIII. Ela não era uma simples prisão, na verdade era destinada aos que desobedeciam as ordens da coroa, ou seja era uma prisão política.

Em 1789 nesse local iniciou-se  a tão famosa  Revolução Francesa . O que começou com apenas a libertação dos presos da cadeia que se localizava em Bastilha, mudou para sempre a paisagem política francesa e mundial. A partir desse dia o mundo conheceu uma nova forma de fazer política, onde o povo era o responsável direto pelo governo e não uma dezena de monarcas absolutistas.


Um ano após a queda da bastilha, em 1790, o evento foi comemorado, o qual foi denominado Fête de la Fédération, a data tornou-se feriado nacional na França, sendo comemorada anualmente, esse feriado é popularmente chamado de  “Dia da Bastilha” ou   “Festa Nacional”.

Atualmente, tanto a praça como a área que a rodeia são conhecidas pelo nome de Bastilha. Merece destaque o seu monumento central, a Colonne de Juillet (Coluna de Julho), que foi erigida em homenagem à revolução. Lá também se encontra o edifício da Ópera da Bastilha e uma parte do Canal de Saint Martin. Além disso, a praça da Bastilha costuma ser utilizada como cenário para concertos e vários eventos, contando com uma grande oferta de bares e salas de espetáculos.


Ah é la também  que ocorre os movimentos sociais como atualmente a famosa mobilização contra a reforma da aposentadoria (La réforme des retraites).



Então é isso pessoal... um pouquinho de história para vocês!!!
Saudades!
Alê

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

À la francesa

Ah gente eu sei que já faz um tempinho que não posto... mas é que realmente estou sem tempo...
Mas hoje, depois de uma apresentação de um trabalho sobre IFRS (International Financial Reporting Standards) - que por sinal foi muito bem! Decidi escrever um pouquinho aqui no blog...

Paris é conhecida como uma cidade cosmopolita
 ...cosmopolita é um termo usado para designar algumas característica da cidade, tais como: habitantes de diversos países do mundo, que possui aspectos comuns a outros países, sofrendo influência deles na alimentação, idioma, arquitetura,  folclore, costumes, tradições, artes etc...
Por essa característica tão forte dessa cidade sinto muito falta de conversar com franceses e de vivenciar realmente a cultura francesa...
Aqui no prédio onde moro tem estudantes de mais de 50 nacionalidades... meus vizinhos de quarto vieram da África, Arábia, Argentina, Estados Unidos, Índia, Romênia, Rússia... meus amigos da faculdade vieram do Vietnã, Algeria, Mali, Senegal... é uma diversidade muito grande... mas como estou na França, quero realmente interagir com a cultura francesa....

Bom, um dos momentos especiais que vivi aqui foi almoçar com uma família francesa! Fui convidada para almoçar com essa família por intermédio do meu irmão, que conheceu por acaso, a pessoa que me convidou, no Rio de Janeiro, nesse momento, essa família estava fazendo turismo no Brasil e meu irmão comentou sobre mim, que viajaria naquela semana para Paris.
A família deixou o contato com meu irmão, para que, se eu precisasse de algo eu poderia enviar um e-mail.
Inicialmente eu entrei em contato para agradecer o contato deles e dizer que estava tudo bem, surpreendentemente eles me convidaram para almoçar em um domingo.
O almoço foi muito prazeroso, comida francesa, muito queijo, vinho, sobremesa... e pude conhecer um pouquinho sobre essa adorável família! (muito grata!) Me senti como parte da família nesse pequeno espaço de tempo, ajudei nos afazeres após o almoço, conversamos sobre diversos assuntos, entre eles o Brasil, eles não cansaram de elogiar o nosso país!

Outro momento à la francesa foi o aniversário de uma amiga francesa! A nossa amizade começou de uma forma inesperada.... Fui em uma festa chamada  “Festa poliglota”, nessa festa essa garota da minha idade veio conversar comigo, extremamente simpática e interessada pela cultura brasileira....
Depois de duas semanas ela me convidou para o seu aniversário... em um apartamento aconchegante, o qual ela divide com seu namorado, a festa foi muito divertida, muito vinho, petiscos, música, dança, troca de informações, risada.....

Enfim, esses simples momentos faz toda diferença na vida de um estrangeiro em um país desconhecido...
Novas descobertas a cada dia....

P.s. sem fotinhas.... (somente no orkut e facebook...)

Bjusss
Alê

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

1ª Visita em Paris!

Apesar da correria do dia-a-dia e das aulas estarem bem cansativas, estou muito feliz!

 
França


Recebi a minha primeira visita de um amigo em Paris, hehehehe, quer dizer de uma amiga, muito especial!
A Andreia, minha amiga que conheci na Nova Zelândia há dois anos (Julho/Agosto 2008), por coincidência está fazendo um mochilão  pela Europa e passou por Paris!









No sábado fui encontrar com a Déia na Gare du Nord (Estação de trem), o trem dela chegou pontualmente no horário previsto (17:26hs!), ela estava na Inglaterra fazendo um curso de inglês durante 3 semanas.

Ela, como sempre muito alegre e sorridente, contagiou toda a estação! Ela veio com uma amiga, brasileira também, a Talane. Fomos até o hotel deixar as malas para passear...


Jantamos em um simpático restaurante e logo em seguida fomos conhecer a Torre Eiffel... nossa, a sensação de ver a Torre Eiffel de perto é indescritível, eu senti um arrepio por todo o meu corpo quando estava bem pertinho dela, ela é realmente muito linda, enorme e suas luzes são maravilhosas (farei também um post só para ela futuramente!).

No dia seguinte nos encontramos novamente, fomos na torre (mais uma vez!) mas dessa vez nós subimos nela (de elevador), foi possível subir até o segundo estágio (o que, acreditem, já é o suficiente!) e pudemos ver a cidade das luzes do alto... mais uma sensação maravilhosa!
  


Nova Zelândia
Depois fomos até o Café du Trocadéro, um charmoso restaurante que proporciona uma linda vista da Torre Eiffel e do Arco do Triunfo, tomamos um bom vinho... assim me despedi da minha querida amiga que passou por mim, mais uma vez, tão rapidamente...

Ah, só por curiosidade, agora ela está na Grécia, ficará lá alguns dias, logo em seguida ela irá para Barcelona e depois ela volta para o Brasil!

Bjussss
Alessandra

sábado, 2 de outubro de 2010

Indignada

Todos nós sabemos que o Brasil não tem uma imagem positiva no exterior, mas quando você se confronta com isso, dá um sentimento de indignação e revolta... Porque a primeira coisa que se pensa é, como alguém que não vive no Brasil, que não é brasileiro pode falar qualquer coisa sem conhecer...

Ontem ao voltar da universidade, peguei o trem como de costume, no banco havia um jornal, peguei-o para ler...

Havia uma notícia sobre o Brasil o que me fez refletir... queria compartilhar com alguém; alguém brasileiro! Fiz uma tradução bem simples para vocês:

Ah, o que está em vermelho são os meus comentários...

“Brasil
O país vira a página de oito anos de Lula
Como um país conhecido pela miséria das favelas se torna dentro de um espaço de alguns anos a oitava economia mundial? Milagre? (Como o jornalista  pode escrever issoooo???) Investimentos recordes? Nada disso.
Sentados em uma riqueza inesgotável, água, terra, minerais, petróleo, o país goza enfim dos frutos de uma política instituída pelo  antecessor de Luís Inácio Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso, com o plano real em 1994 (concordo plenamente) que sobretudo tem permitido parar/acabar com uma inflação catastrófica (6.000% em 1993).

29 milhões de brasileiros são tirados da miséria
Essa estabilidade econômica é acompanhada do apoio de instituições internacionais (FMI e Banco Central)  que permitiu o Brasil de fazer parte das grandes economias mundiais. Em 2010 “o gigante verde” irá ter um crescimento de 7% (muito bom).
Primeiramente deve se olhar com precaução os meios dos negócios brasileiros, Lula em oito anos de presidência jamais entravou um obstáculo de seu país.
Graça aos programas como Bolsa Família que 29 milhões de brasileiros saíram da miséria. Mas o país sofre todos os dias com desigualdades recordes (infelizmente), serviços públicos ineficientes e a falta de infraestrutura.
Outro ponto escuro: uma insegurança endêmica, que poderá comprometer sua Copa do Mundo em 2014 e os jogos olímpicos em 2016 (acho que podemos sim fazer muito bem esses eventos).
Portanto, os programas dos principais candidatos a sucessão do hiperpopular presidente não prometem as reformas que o país precisa. (como assim?, vamos melhorar sim a infraestrutura do país).

136 milhões de brasileiros chamados as urnas
Domingo, o país votará pelo primeiro turno a eleição presidencial que conta com quatro candidatos, dos quais dois principais Dilma Rousseff, apoiada pelo Lula, e José Serra, o candidato social-democrata.
Outra candidata Marina da Silva, defensora dos verdes (meio ambiente), que não para de crescer nas enquetes de opinião. Mas os brasileiros devem também renovar os 513 postos da câmera de deputados, dois títulos do senado e eleger os governantes dos 27 estados da Federação”.                                                                                                 http://www.20minutes.fr/


Bom galera, esse post é mais um alerta; é  preciso pensar, ponderar e votar com consciência ... Vamos mudar essa imagem do nosso querido país!

Bjusss
Alessandra