Páginas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

E as aulas começaram...

Já  faz uma semana que as minhas aulas começaram... e, nossa, muita coisa aconteceu...


Université d`Evry Val d`Essonne
Acho impossível descrever o que estou sentindo, é um mix de felicidade por estar aqui, dúvida em relação ao futuro, medo de não alcançar tudo que desejo... enfim, um milhão de sentimentos passaram pela minha cabeça durante esses dias...

Acompanhar um curso em outro idioma não é fácil, estou me adaptando a cada dia que passa, aprendendo cada vez mais sobre o conteúdo e o idioma.
Eu tenho uma aula, por exemplo, que aprendemos os termos financeiros em francês e em inglês, ou seja, todo o material didático é redigido em inglês, mas a apresentação da aula e as discussões são em francês...

Sinto uma enorme felicidade quando o professor explica algo que já aprendi na graduação, isso me faz sentir muito bem, nessa primeira semana, a maioria das aulas que tive, eu já estudei na faculdade no Brasil!

O pior de tudo é rever as minhas anotações em casa... na sala faço minhas anotações de qualquer jeito, então em casa refaço, nesse momento a internet é essencial para verificar se escrevi as palavras corretamente...

Na sala de aula cada professor tem a sua particularidade, tem professor que apenas lê o slide, tem aquele que fala sem parar, aquele que explica tudo com um exemplo, outros que dão diversos exercícios para fazer na sala e em casa, alguns exigirão trabalho em grupo, outros provas e outros (o melhor) participação. Todos são muito atenciosos, eles são abertos a questões, e pedem que os alunos participem.

Prédio da Universidade...
Na minha sala deve ter 40 alunos, há estrangeiros e franceses, não conversei com todos ainda, mas conheci alguns colegas muito simpáticos e que sempre tiram as minhas dúvidas...

A minha universidade fica em uma cidade que faz parte de uma Comunidade de Aglomeração, conhecida também como  Cidade Nova,  demoro mais ou menos 1:00hs para chegar...

Estudo na Universidade d`Evry Val d`Essonne, ela é uma das quatro universidade novas criadas em 1991, com o objetivo de desenvolver o ensino superior na Região Île-de-France. Situada em uma aglomeração em expansão, a universidade, desde a sua criação, é pluridisciplinar e está voltada para o ensino  profissional em resposta as necessidades do ambiente econômico e social.

Ela propõe mais de 160 formações, oferecendo disciplinas científicas, tecnológicas, econômicas e gestão, ciências humanas e sociais.

Reconhecida como um estabelecimento dinâmico e de proximidade,  favorecendo uma integração rápida, a universidade conta com aproximadamente 10.000 estudantes, sendo 10% estrangeiros, ela representa igualmente um polo importante de pesquisa e desenvolvimento.


Onde estudo é conhecido como um Departamento de Gestão/Administração, o prédio principal da universidade fica ao lado da prefeitura da cidade e esse departamento fica em outro prédio perto do centro comercial (porém ambos são próximos).

O prédio do departamento tem 5 andares, lá estudam alunos de graduação e mestrado, o curioso é que, mesmo tendo elevador, os alunos devem ir até as suas salas pela escada, a minha sala fica no quinto andar, para mim é cansativo subir 5 andares duas ou três vezes por dia!
Prefeitura d`Evry


Bom, tenho certeza que os próximos 6 meses serão repletos de descobertas e aprendizado a cada dia, vejo tudo isso como um caminho a ser percorrido; difícil, cheio de curvas e obstáculos, mas que, no final chegarei ao meu destino (onde desejo estar em um futuro próximo...).


P.S Aula do Paulo Romaro e Rosaura todos os dias!!!
Feliz por estar aqui...

Bjusss
Alessandra

domingo, 26 de setembro de 2010

Techno Parade em Paris 25 de setembro

25 de setembro, lá estava eu lavando minhas roupas (isso merece um comentário especial, afinal era a minha primeira vez na vida lavando roupa... ), e várias pessoas na lavanderia comentando sobre essa festa - Techno Parade  (Parada Tecno)-  Eu não tinha a mínima ideia do que se tratava...

Place de la Bastille

Fui para o meu quarto verificar na internet o que estava acontencendo em Paris, e Bummm, Techno Parade é uma festa que ocorre todos os anos em Paris, essa  é  a sua 12ª edição, ela começou às 12:00 em Denfert Rochereau e iria terminar às 17:00hs na Place de la Bastille (eu ainda vou fazer um post especial para essa praça, ela é repleta de historias...)

Fiquei sabendo depois, porque cheguei na festa ja era quase 18:00hs, que cerca de 150 DJs em carros de som animaram a festa para milhares de participantes, foram dezenas de carros alegóricos, cheios de cor e animação. O público, exibiram muitas cores e até vuvuzelas, acompanharam o cortejo dos trios elétricos, ou melhor, eletrotécnicos, que cruzaram a capital francesa, passando pelos tradicionais jardim do Luxemburgo e Quartier Latin.
O ponto alto da festa foi na  Praça da Bastilha (ah eu estava  lá !) com a chegada dos últimos carros de som. Os organizadores estimam que 300 mil pessoas participaram do evento.




De acordo com as notícias, o ex-ministro da Cultura Jack Lang, no meio dos foliões, lembrou que a tecnoparada era uma forma de “desfazer a fama de diabólica da música tecno”. Segundo Henri Maurel, co-presidente da associação organizadora do evento, o objetivo é fazer da tecnoparada um “festival de rua, como um carnaval (Opa, Carnaval eu entendo!!! Ahhhh Berra Vaca!!!), onde o principal são os participantes”.



Bom, galera, esse foi o meu sábado aqui em Paris!

Bjusss
Alessandra

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Eu moro em um castelo!


Hum... não é bem assim...

Esse post na verdade é para falar um pouquinho de onde eu moro e da Cidade International Universitária de Paris, mais conhecida como CIUP. A CIUP é uma propriedade das universidades parisienses, ela é uma fundação de direito privado, reconhecida de utilidade pública.


Maison Internationale (teatro, biblioteca, office de imigração, restaurante universitário, cafeteria...)


Maison Internationale (vista da saída)

Todos os anos chegam aqui na cidade universitária 10.000 novos residentes (estudantes, pesquisadores, artistas e esportistas de alto nível) do mundo inteiro (em torno de 140 nacionalidades diferentes).


Maison du Japon
 A CIUP administra os serviços (teatro, biblioteca, office de imigração, restaurante universitário, cafeteria e academia) e administra também 18 residências, e 22 maisons representadas por um país ou uma grande école (estabelecimento de ensino superior), ou seja, aqui tem 40 Maisons (residência estudantil), para se ter uma idéia tem a Maison du Brésil (Residência do Brasil), Maison du Japon (do Japão), Fondation Argentine (Fundação Argentina), Maison des Étudiants Canadiens (Residência dos Estudantes Canadenses), Fondation des États-Unis (Fundação dos Estados Unidos), Maison des Industries Agricoles et Alimentaires (Residência das Industrias Agrícolas e Alimentares), Maison des Provinces de France (Residência das Províncias da França),  entre outros...


Maison de l`Inde


 
   
Maison du Mexique



 
Fondation Suisse






Maison du Brésil


Fondation Deutsch de la Meurthe
Eu moro na Fondation Deutsch de La Meurthe, vou contar um pouquinho da historia dessa residência...
Essa Fondation é a primeira residência estudantil construída na cidade international, ela é fruto de uma iniciativa privada. Emile Deutsch de La Meurthe foi um empresário afortunado, ele e seu irmão Henry criaram a empresa Pétroles Jupiter, que se tornou o grupo Shell. Vindo de uma família de benfeitores ele e sua esposa Louise financiaram a construção de sete pavilhões dessa Fondation, sendo um principal onde fica a administração e 6 que são moradia para os estudantes, esses levam  o nome de reitores de universidades francesas, são eles: Paul Appell, Pierre et Marie Curie, Octave Gréard, Louis Liard (eu moro nesse), Louis Pasteur et Raymond Poincaré.


A construção começou em 1923, Lucien Bechmann (arquiteto) adotou um estilo regional inspirado nos colégios ingleses como Oxford. Os prédios foram inaugurados na primavera de 1925. A sua qualidade arquitetural, os telhados dos pavilhões, os jardins e o pavilhão central foram inscritos no inventário suplementar dos monumentos históricos da França.

 
Essa residência conta com 380 camas, elas são dividadas em 238 quartos individuais e 30 quartos duplos, 46 studios (quarto com cozinha e banheiro)



Pavilhão Liard
 Meu quarto fica bem ali onde está a bandeira do Brasil!


e 9 apartamentos de dois cômodos. Há também 15 cozinhas, uma lavanderia, uma sala de televisão, uma sala de musculação, um local para guardar bicicletas e motos, uma sala de estudos decorados com ar frescos de Guy LOE...






Bom, então e essa a história de onde viverei nos próximos 10 meses... me sinto privilegiada em morar em um lugar repleto de história...


Espero que vocês gostem das fotos!
Bjusss Alessandra


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O começo de tudo...

Por que um blog?

O objetivo desse blog é a comunicação entre eu, minha família e meus amigos, claro que visitantes desconhecidos também serão bem vindos!

Pretendo relatar no blog experiências, momentos importantes, engraçados e tristes que viverei na França.

Para quem não sabe, estou morando em Paris, na Cidade Internacional Universitária de Paris, ficarei por aqui durante um ano estudando.

A vontade de morar fora do Brasil começou a fazer parte da minha vida há alguns anos, acredito que, provavelmente isso tenha ocorrido por influência
dos meus irmãos.

Pensei em diversos caminhos como: Au pair,  intercâmbio, programa Work and Travel... mas, foi procurando informações que consegui uma ótima oportunidade, galera, acreditem o Google é uma porta de entrada para quem deseja estudar no exterior!
Pesquisei bastante, visitei muitos blogs, comunidades no orkut, conversei com pessoas do mundo todo, até que tudo deu certo.

E agora, aqui estou eu, no velho continente fazendo minha pós-graduação. Cheguei em Paris há exatamente uma semana, ainda estou resolvendo questões burocráticas, o que todo estrangeiro fora da união européia deve fazer quando chega aqui, ainda estou me adaptando em relação ao ambiente (conhecendo os lugares e as linhas de metrô), ao idioma (eu não falo francês fluentemente! Mas isso não é  um problema, há outras  pessoas que estão aqui e também não falam!), entre outros... 

A saudade do Brasil e das pessoas queridas é muito grande, principalmente quando você fica noiva dois dias antes de viajar! Mas eu já imaginava que seria assim...
E nada como o e-mail, msn, skype, orkut e facebook para matar a saudade do pessoal!

Bom, então esse é o primeirto post (espero que seja o primeiro de muitos!), comentem, mandem recadinhos s’il vous plaît! (por favor!)

P.S (i) Ainda não vi a Torre Eiffel de perto... vi de dentro do ônibus beeeemmmm longe :(
P.S (ii) A fotinha é da minha formatura... só para relembrar, que esse momento foi o começo de tudo...


Bjuss e até mais!
Alessandra