Páginas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

3 meses...

E o tempo passa rápido...

Ja faz 3 meses que estou morando na França, sinto que muita coisa mudou  na  minha vida... Me sinto mais amadurecida, mais humana, e mais nacionalista...
Aprendi muitas coisas aqui, viver longe da família e amigos não foi fácil, mas agora também tenho uma nova família, as pessoas que conheci passam  a fazer parte da minha história.

É impossível descrever todos o momentos que passei, todas as dificuldades, as lágrimas, incertezas, o frio, a dificuldade do idioma...  mas por outro lado, todas as vezes que me diverti, todos os lugares maravilhosos que visitei, todas as horas que passei com meus amigos, todas as vezes que meus amigos vieram no meu quarto e falamos muita besteira, e até mesmo quando minha amiga argentina doida que adoro veio no meu quarto me acordar na madrugada porque se sentia só...

Tudo isso faz  parte de uma história vivida por mim, escrita por mim... escolhi isso e não me arrependo de nada...

E agora em 2 dias vou deixar minha família internacional para estar com minha família amada e meu noivo no Brasil, estou muito feliz por ter a oportunidade de estar com eles no Natal, de vê-los, abraçá-los e contar tudo que vivi aqui... sei que o tempo será curto, mas acredito que o suficiente para dizer o quanto os amo e o quanto senti a falta deles...

Tem muitas coisas que quero fazer quando chegar no Brasil.... quero rever meus amigos, brincar com a minha cachorra Lulu, dar uma mordida na minha irmãzinha Nina, comer arroz com feijão da mamãe, comer churrasco, tomar caipirinha e boasinha, ir no bar do meu pai comer a porção de filé com mostarda que só o Maickon sabe fazer,  ir no Bar do Jair com as meninas, almoçar no EntreManos, ir no posto de madrugada e tomar cerveja até o dia amanhecer, acordar meu namorado cedo, mesmo sabendo que ele trabalhou até tarde na noite anterior, ser acordada de manhã pela Kety e ficar muito brava, ficar de pijama o dia todo, tomar vinho com porção de frios com a  Kety e a Nona, ir na 13 de maio comprar porcaria, visitar a sogrinha, as cunhadas e cunhados que eu adoro, comer o churrasco do Bate Ponto, ir no barzinho da Unicamp para comer lanche, comer cachorro quente da Tia, comer a feijoada do Skinão Bar....
Voces devem pensar que estou passando fome aqui! heheheh, sinto muita falta da comida brasileira!

Ahhh nem acredito em elguns dias vou ver o sol!

Bjssss
Alê



terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Museu do Louvre

Imaginem um lugar enorme... repleto de artes de todas as formas... pinturas, esculturas, gravuras e desenhos, objetos, antiguidades e uma pirâmide de vidro maravilhosa... é o Musée du Louvre!


Fiz a minha primeira visita no mês passado, e tive a sensação de estar em um filme! Eu poderia ficar lá durante horas... o lugar é imenso, possui mais de 380 mil itens e mantém em exibição permanente mais de 35 mil obras de arte, distribuídas em oito departamentos.





O museu, situado no centro de Paris, entre o Rio Sena e a Rue de Rivoli, é um prédio inusitado, constituído por uma pirâmide de vidro em seu pátio central, que se justapõe à linha dos Champs-Élysées.



Seu espaco é dividido em quatro níveis: o subterrâneo e três andares, divididos em diversas sessões – Antiguidades Orientais, Egípcias, Gregas, Romanas, Esculturas e Louvre Medieval.

Depois de várias mudancas ao longo da história, o Louvre transformou-se no palácio da cultura, desde a iniciativa do presidente francês François Miterrand, que difundiu a iniciativa conhecida como ‘Grand Louvre’.









Suas galerias de artes expõem ao público a história da arte desenvolvida pela humanidade ao longo do tempo. A ala Denon é uma das mais percorridas até hoje, pois oferece ao olhar adimirado dos visitantes as criações dos artistas mais célebres, principalmente a obra-prima de Leonardo da Vinci, La Gioconda, mais conhecida como o retrato da Mona Lisa.

Passei uma tarde no museu e confesso que não vi quase nada... Estou louca para voltar... mas da próxima vez vou com um guia, acho que vale a pena conhecer um pouquinho sobre a história das peças expostas!

Dica: Todo primeiro domingo do mês a entrada é gratuita!

Bjusss
Ale

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Culpa, cansaço, falta de tempo...

De repente me deu um sentimento de culpa.... Faz tempo que não escrevo aqui no blog, e isso me incomoda muito, tenho diversos motivos pela demora... mas nada justifica...

Tenho muitas coisas para contar! Minha vida está uma correria, quando saio de casa para ir para a universidade ainda está escuro, quando chego já  está noite... resumindo passo o dia todo na universidade (apesar que, 2 horas do meu dia passo dentro de um trem, mas dá para fazer muita coisa nesse tempo, como ler os jornais que são distribuídos na estação, estudar para a prova do dia, conversar com  alguém, dormir, ou simplesmente olhar a paisagem, que está linda agora com a neve!!!).

Terminei  o primeiro ciclo do meu curso, fiz várias provas, trabalhos e apresentações, não tive o resultado de tudo ainda, mas os resultados que tive foram, surpreendentemente, bons! (fiquei extremamente feliz!).
Aqui o nível de exigência é muito alto, tem que estudar muito... e na prova os professores fazem perguntas/exercícios que eles nem ao menos ensinaram durante o curso... C'est bizarre!
Meu francês está melhor a cada dia que passa, isso me deixa muito contente, mas não é fácil... quantas vezes meus amigos não me entendem... durante as minhas apresentações tenho a sensação de que ninguém me compreende! Mas depois eles me dão parabéns, dizendo que fui bem, que melhorei e o que preciso melhorar, e durante as aulas faço muito esforço para entender o que o professor está explicando, que em geral já vi (mas por cima), aqui tudo é muito aprofundado... Me dá muito prazer quando eu explico alguma coisa do curso para algum amigo (sempre estudo com minhas amigas, algumas tem um pouco de dificuldade, e elas me entendem, entendem a minha explicação! Imaginem eu explicando como calcular a rentabilidade de um portfolio, variância, desvio padrão, covariância, beta...  Hehehhehe!!!).
Adoro meu curso, acredito que fiz a escolha certa...



A temperatura tem caído a cada dia que passa... está muito frio, não imaginava que seria desse jeito.... mas é muito lindo também!
A primeira vez que vi nevar foi maravilhoso... estava na casa de uma amiga, eu e minhas amigas da minha sala fomos assistir filme no apartamento de uma delas, e ela mora um pouco longe de Paris, durante a tarde recebi uma mensagem de um amigo me dizendo que nevava em Paris.... fiquei frustrada porque onde estávamos não estava nevando.... alguns instantes depois começou a nevar.... eu e uma amiga que também nunca tinha visto a neve saímos, para área de recreação do prédio, como duas loucas para ver e sentir os flocos de neve... é uma sensação maravilhosa... Isso foi a primeira vez... depois... ahhhh... nevou quase a semana inteira, e realmente é muito frio,  acho que a temperatura mais baixa que senti foi -6 ou -7, me disseram que em janeiro/fevereiro pode chegar a -15. 

Maison Deutsch de la Meurthe (by Lorena)




O pessoal da minha sala é muito legal, eu sou a única brasileira... eles têm muita curiosidade sobre o Brasil, todo o tempo me perguntam como é, o que tem lá, como são as pessoas, as músicas, futebol, carnaval... tento sempre passar uma imagem positiva... E eles adoram!
Ah, daqui duas semanas estarei de férias!!! Tenho aula até dia 16 de dezembro/2010 e depois as aulas voltam dia 4 de janeiro/2011.

Sentimento de culpa indo embora... hehhehe
Prometo escrever outro post daqui dois dias... tenho outras coisas para contar!

Obrigada pelas visitinhas!
Bjusss
Alê